sexta-feira, 8 de julho de 2011

Espaçonave Terra - A TERRA LONGE DO SOL; O ECLIPSE DO SÉCULO

 27.º episódio da série Espaçonave Terra, que mostra as relações entre a Terra, o Sol e os planetas do Sistema Solar, e as conseqüências dessa relação para a vida em nosso planeta - cada episódio equivale a uma semana do ano.


A importância e aplicações do Cobalto (Co) no cotidiano


Cobalto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


cobalto (do alemão Koboldduende, demônio das minas) é um elemento químicosímbolo Conúmero atômico 27 (27 prótons e 27 elétrons) e massa atómica 59 uma, encontrado em temperatura ambiente no estado sólido.
É um metal de transição situado no grupo 9 (VIIIB) da Classificação Periódica dos Elementos. É utilizado para a produção de superligasusadas em turbinas de gás de aviões, ligas resistentes a corrosãoaços rápidos, carbetos e ferramentas de diamante. O Co-60, radioisótopoé usado como fonte de radiação gama em radioterapia e esterilização de alimentos.

Z=27 - cinza metálico


Características principais

O cobalto é um metal duro , ferromagnético, de coloração branca azulada. Sua temperatura de Curie é de 1388 K. Normalmente é encontrado junto com o níquel, e ambos fazem parte dos meteoritos de ferro. É um elemento químico essencial para os mamíferos em pequenas quantidades. O Co-60, um radioisótopo, é um importante traçador e agente no tratamento do câncer.
O cobalto metálico é normalmente constituído de duas formas alotrópicas com estruturas cristalinas diferentes: hexagonal e cúbica centrada nas faces, sendo a temperatura de transição entre ambas de 722 K.
Apresenta estados de oxidação baixos. Os compostos nos quais o cobalto possui um estado de oxidação de +4 são pouco comuns. O estado de oxidação +2 é muito frequente, assim como o +3. Também existem complexos importantes com o cobalto apresentando estado de oxidação +1.


Aplicações


Papel biológico

O cobalto em pequena quantidade é um elemento químico essencial para numerosos organismos, incluindo os humanos. A presença de quantidades entre 0,13 e 0,30 ppm no solo melhora sensivelmente a saúde dos animais de pastoreio. O cobalto é um componente central davitamina B12 ( cianocobalamina ).

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails