terça-feira, 31 de julho de 2012

A Astronomia e o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Projeto de Artigo


INSTITUTO PARANAENSE DE ENSINO – FACULDADE DE TECNOLOGIA AMÉRICA DO SUL
MARINGÁ – PR, 2012

Projeto do Artigo para conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Título: A Astronomia e o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Pós-Graduando: Adão Reinaldo Farias
Orientadora: Profa. Dda.Cristina Cerezuela Jacobsen

Apresentação
O Homem pré-histórico começou a perceber, através da observação, que alguns eventos apresentavam uma periocidade cíclica observada nos céus, como as fases da lua (somadas é o período aproximadamente de um mês) e as estações do ano (somadas correspondem o período de um ano). Essas observações ajudavam o homem a resolver problemas práticos, garantindo sua subsistência, além de sua própria necessidade de entender a origem humana, enfim a origem do Universo, surgindo uma das mais antigas ciências da natureza, a Astronomia, que hoje estuda os corpos celestes e fenômenos que ocorrem fora da atmosfera da Terra, se ocupando com a evolução, com a Física, com a Química, com os movimentos dos objetos celestes, e com a formação e o desenvolvimento do Universo.
A própria história do homem, da Astronomia e de seus conceitos se entrelaça com a história e os conceitos da Física, que tem como objeto de estudo o Universo, sua evolução, suas transformações e as interações que nele ocorrem. A Física como ciência moderna só foi inaugurada com o advento do telescópio, aperfeiçoado por Galileu Galilei (1564-1642), que o apontou para o céu, implantando o método científico, deixando o Universo de ser um lugar finito e o céu de ser o lugar perfeito, como apregoava a Igreja. Mas apesar dos fatos, não foi possível a Galileu romper com o pensamento medieval de sua época, mas suas ideias se propagaram por toda à Europa e coube ao inglês Isaac Newton (1642-1727), completar o que Galileu e outros não conseguiram, isto é, encontrar as leis que unificavam o céu e a Terra, conseguindo a primeira grande unificação da Física, submetendo céu e terra a mesma lei.

Problematização
A Astronomia e a Física se relacionam por questões históricas e conceituais, vários são os temas que elas se entrelaçam, como por exemplo, a necessidade do homem de compreender a sua origem e a origem do Universo, podendo assim colaborar com o aprendizado na disciplina de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois a Astronomia é parte da cultura humana e estimula a imaginação e apesar da Astronomia e da Física estarem historicamente e conceitualmente ligadas, poucos são os temas de Astronomia presentes nos conteúdos de Física dos livros didáticos e apostilas utilizados na Educação de Jovens e Adultos.

Objetivo Geral
Propor o uso de temas da Astronomia para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mostrando que vários aspectos dessa ciência estão historicamente relacionados com temas astronômicos.

Objetivos Específicos
  1. Descrever a evolução histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Astronomia e da Física.
  2. Discutir e relacionar temas de Astronomia no ensino da Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), como por exemplo: a observação do céu, a origem e a evolução do Universo, a Cosmologia, a Astrofísica, a Astrobiologia e a Radioastronomia.

Metodologia e Técnica de Pesquisa
Para elaboração do artigo serão feitas pesquisas em livros, dissertações e teses presentes em vários sites : Universidades (USP, UNESP, UFSCAR, UFSC e UFRGS ), Scielo, Wikipedia, sbfisica e cienciamao.

Levantamento Bibliográfico
AGUIAR, Ricardo R. Tópicos de astrofísica e cosmologia: uma aplicação de física moderna e contemporânea no ensino médio. São Paulo, SP, 2010.
ANDREOLLA, Tina. Radioastronomia: Ferramenta de Observação do Universo. São Paulo, SP, 2010.
KANTOR, Carlos A. A Ciência do Céu: Uma proposta para o Ensino Médio. São Paulo, SP, 2001.
MEDEIROS, Luziânia A. L. de. Cosmoeducação: uma abordagem transdisciplinar no ensino de astronomia. Natal, RN, 2006.
LANGHI, Rodolfo. Ensino de astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Bauru, SP, 2010.
IVANISSEVICH, Alicia (Org.). Astronomia Hoje. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2010.
CANALLE, João B. G.; MATSUURA, Oscar T. Astronomia. Rio de Janeiro, RJ, 2007.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Explicando o bóson de Higgs


Como explicar o bóson de Higgs para crianças, pais, estudantes e religiosos

04/07/2012 | 20:37 | AGÊNCIA O GLOBO


AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI / Ilustração de uma colisão entre partículas promovida pelo acelerador LHC
A descoberta do bóson de Higgs é fundamental para a compreensão do Universo, mas como explicar sua importância para um leigo, uma criança, um tolo? Muito depende do interlocutor e das circunstâncias, claro, mas aqui vão umas dicas que podem tornar a tarefa mais simples.
Para impressionar: "O bóson de Higgs é uma partícula elementar inicialmente proposta em 1962, como um potencial subproduto do mecanismo pelo qual um hipotético e ubíquo campo quântico - chamado campo de Higgs - confere massa a partículas elementares. Mais especificamente, no Modelo Padrão da física de partícula, a existência do bóson de Higgs explica como a separação espontânea das forças eletromagnética e nuclear fraca ocorre na natureza."
Para pais de crianças pequenas, privados de sono: "Se as partes constituintes da matéria fossem as carinhas grudentas dos seus filhos, o campo de Higgs seria como aquela piscina de bolas de plástico coloridas das áreas de recreação infantil dos shoppings. Cada uma das bolas representa um bóson. Coletivamente elas oferecem a resistência suficiente para impedir o seu filho/elétron de cair nas profundezas do Universo - um lugar repleto de tomadas, cacos de vidro e sujeira."
Para quem estuda português: "O bóson de Higgs é como uma pontuação subatômica, com o peso de uma vírgula invisível ou de um ponto e vírgula microscópico. Sem eles, o Universo seria como um amontoado de palavras sem sentido - um pouco parecido com "O Código Da Vinci".
Para adolescentes que começaram a estudar física: "Não, eu sei que não é um átomo. Eu não disse isso. Bem, eu quis dizer uma partícula. Sim, eu sei o que é eletromagnetismo, muito obrigada pela informação - forças unificadas, Einstein, blá, blá, blá, massa, blá, blá, blá, quarks, bóson de Higgs, fim. E isso tudo foi há muito tempo e eu estou cansado. Vai, agora muda o canal porque nós estamos perdendo "Avenida Brasil".
Para uma criança sentada no banco de trás do carro: "É uma partícula pela qual os cientistas vinham procurando. Porque eles sabem que, sem ela, o Universo não seria possível. Porque sem ela, as outras partículas não teriam massa. Porque elas continuariam a viajar na velocidade da luz, como os fótons. Porque eu disse que sim e se você perguntar por que mais uma vez nós não vamos parar no Mac Donald's."
Para um religioso extremado: "O bóson de Higgs não existe."

obrigado pela visita

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