quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Gaiola de Faraday


A Gaiola de Faraday é um dispositivo de funcionamento simples: as ondas de rádio são formadas por campos elétricos e magnéticos variáveis. O campo elétrico da onda de rádio induz cargas elétricas na superfície da gaiola. Estas cargas induzidas criam no interior da gaiola um campo elétrico de sentido contrário ao do campo externo, anulando a onda.

Fonte: Pibid/UEL

Palavras-chave: Campo elétrico, campo magnético, cargas elétricas, ondas de rádio






quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Marie Curie: isolamento do elemento rádio (vídeo)


"Marie Curie" faz parte da série animada "Os Grandes Personagens da História" é composta por 20 Desenhos Animados Educacionais de homens e mulheres, com ênfase em suas realizações na história mundial e ciências sociais. Produzido pelos estúdios de Richard Rich, ex-diretor dos estúdios Disney, apresentamos nesta primeira parte 10 Personagens, divididos em 5 DVD's com duas histórias cada, que marcaram de maneira positiva sua passagem pelo mundo. Indicado para Pedagogos, esta série ensina conceitos como: coragem, autocontrole, justiça, heroísmo, liderança, patriotismo e honestidade.

O trecho demostra o papel do cientista no desenvolvimento das pesquisas. A divulgada concepção empirista, sobretudo nas áreas da química, da física e da biologia, em que o cientista simplesmente "descobre" o que está "oculto" na natureza, é contraposta neste trecho uma vez que pesquisas demandam trabalho e se baseiam em concepções teóricas pré-existentes.

Ficha técnica: Grandes Personagens da História: Galileu Galilei e Marie Curie, EUA, 2010, 60min.; COR. Diretor: Jason Connery

Palavras-chave: Marie Curie, elemento rádio, câncer.



FONTE:        www.quimica.seed.pr.gov.br/

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails