INSTITUTO
PARANAENSE DE ENSINO – FACULDADE DE TECNOLOGIA AMÉRICA DO SUL
MARINGÁ
– PR, 2012
Projeto do Artigo para conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Título:
A Astronomia e o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos
(EJA)
Pós-Graduando:
Adão Reinaldo Farias
Orientadora:
Profa. Dda.Cristina Cerezuela Jacobsen
Apresentação
O
Homem pré-histórico começou a perceber, através da observação,
que alguns eventos apresentavam uma periocidade cíclica observada
nos céus, como as fases da lua (somadas é o período
aproximadamente de um mês) e as estações do ano (somadas
correspondem o período de um ano). Essas observações ajudavam o
homem a resolver problemas práticos, garantindo sua subsistência,
além de sua própria necessidade de entender a origem humana, enfim
a origem do Universo, surgindo uma das mais antigas ciências da
natureza, a Astronomia, que hoje estuda os corpos celestes e
fenômenos que ocorrem fora da atmosfera da Terra, se ocupando com a
evolução, com a Física, com a Química, com os movimentos dos
objetos celestes, e com a formação e o desenvolvimento do Universo.
A
própria história do homem, da Astronomia e de seus conceitos se
entrelaça com a história e os conceitos da Física, que tem como
objeto de estudo o Universo, sua evolução, suas transformações e
as interações que nele ocorrem. A Física como ciência moderna só
foi inaugurada com o advento do telescópio, aperfeiçoado por
Galileu Galilei (1564-1642), que o apontou para o céu, implantando o
método científico, deixando o Universo de ser um lugar finito e o
céu de ser o lugar perfeito, como apregoava a Igreja. Mas apesar dos
fatos, não foi possível a Galileu romper com o pensamento medieval
de sua época, mas suas ideias se propagaram por toda à Europa e
coube ao inglês Isaac Newton (1642-1727), completar o que Galileu e
outros não conseguiram, isto é, encontrar as leis que unificavam o
céu e a Terra, conseguindo a primeira grande unificação da Física,
submetendo céu e terra a mesma lei.
Problematização
A
Astronomia e a Física se relacionam por questões históricas e
conceituais, vários são os temas que elas se entrelaçam, como por
exemplo, a necessidade do homem de compreender a sua origem e a
origem do Universo, podendo assim colaborar com o aprendizado na
disciplina de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois a
Astronomia é parte da cultura humana e estimula a imaginação e
apesar da Astronomia e da Física estarem historicamente e
conceitualmente ligadas, poucos são os temas de Astronomia presentes
nos conteúdos de Física dos livros didáticos e apostilas
utilizados na Educação de Jovens e Adultos.
Objetivo
Geral
Propor
o uso de temas da Astronomia para o ensino de Física na Educação
de Jovens e Adultos (EJA), mostrando que vários aspectos dessa
ciência estão historicamente relacionados com temas astronômicos.
Objetivos
Específicos
- Descrever a evolução histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Astronomia e da Física.
- Discutir e relacionar temas de Astronomia no ensino da Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), como por exemplo: a observação do céu, a origem e a evolução do Universo, a Cosmologia, a Astrofísica, a Astrobiologia e a Radioastronomia.
Metodologia
e Técnica de Pesquisa
Para
elaboração do artigo serão feitas pesquisas em livros,
dissertações e teses presentes em vários sites : Universidades
(USP, UNESP, UFSCAR, UFSC e UFRGS ), Scielo, Wikipedia, sbfisica e
cienciamao.
Levantamento
Bibliográfico
AGUIAR, Ricardo R.
Tópicos de astrofísica e cosmologia:
uma aplicação de física moderna e contemporânea no ensino médio.
São Paulo, SP, 2010.
ANDREOLLA, Tina. Radioastronomia:
Ferramenta de Observação do Universo. São Paulo, SP, 2010.
KANTOR, Carlos A. A
Ciência do Céu: Uma proposta para o Ensino
Médio. São Paulo, SP, 2001.
MEDEIROS, Luziânia A. L. de.
Cosmoeducação: uma
abordagem transdisciplinar no ensino de astronomia. Natal, RN, 2006.
LANGHI, Rodolfo. Ensino
de astronomia no Brasil: educação formal,
informal, não formal e divulgação científica. Bauru, SP, 2010.
IVANISSEVICH, Alicia (Org.).
Astronomia Hoje. Rio
de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2010.
CANALLE, João B. G.; MATSUURA, Oscar
T. Astronomia. Rio de
Janeiro, RJ, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário