1 – Série:
1.º ano E.M.
2- Objetivos:
Em 1686, em Cambridge,
na Inglaterra, Isaac Newton publica a primeira edição da Obra
Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, Os Principia, onde
estão colocados os fundamentos da mecânica que nos permite entender
como e porque os objetos e carros se movem, as marés acontecem e os
planetas se movimentam ao redor do Sol. Enfim, nos possibilita
entender nosso mundo macroscópio cotidiano, nosso mundo humano
(Livro Didático Público - Física, pg. 34).
As leis de Newton ou
leis do movimento (primeira lei - Inércia, segunda lei - princípio
fundamental da dinâmica e terceira lei - ação e reação), são
assuntos básicos presentes no conteúdo estruturante Movimento.
Durante muitos anos com
o desenvolvimento do conteúdo Leis de Newton, tive a certeza de que
os alunos prendiam-se apenas na questão matemática F=ma, e não
assimilam os conceitos das Leis, talvez, pela própria forma com que
eu abordava o conteúdo, somente com aulas expositivas usando quadro
e giz e exercícios de cálculo.
Hoje com a presença da
tecnologia, faz-se necessário o uso das várias formas de mídias
presentes na escola, como instrumentos de apoio pedagógico, neste
caso a sala de informática, a internet e a TV multimídia, para o
desenvolvimento dos conteúdos e fixação dos conceitos físicos.
Os nossos alunos,
principalmente de 1.º ano do Ensino Médio, não apresentam
concentração suficiente para ficarmos desenvolvendo e fixando
conceitos somente através de aulas expositivas, com quadro e giz.
Por mais simples que sejam as mídias utilizadas (sala de
informática, internet e Tv multimídia) chamam a atenção da
maioria dos alunos.
Através da exibição
dos vídeos e das imagens na TV Multimídia podemos ver como ocorre
na prática as leis de Newton (leis do Movimento). Com o primeiro
vídeo podemos abrir uma discussão sobre o comportamento dos corpos
após um choque, com as imagens podemos estabelecer a relação entre
força resultante, massa e aceleração e com o segundo vídeo
podemos discutir a existência do par ação e reação.
3- Disciplina:
Física
4- Tecnologias e
mídias a serem utilizadas:
Sala de informática,
internet e Tv pendrive (multimídia)
5- Descrição da
atividade pedagógica:
A
proposta para o desenvolvimento do conteúdo é de 05 h/a.
1.ª
aula: Levar os alunos ao laboratório de informática, para uma
pesquisa orientada pelo professor, sobre:
A
biografia de Isaac Newton e sua obra. As leis de Newton, conhecidas
como leis do Movimento. O contexto histórico vivenciado por Newton
e a relação que podemos estabelecer entre Newton e Galileu. As leis
de Newton e suas aplicações tecnológicas (a função do cinto de
segurança, do encosto de cabeça e do air bag nos automóveis).
Poderão ser utilizados os seguintes links:
2.ª
aula: Leitura e discussão sobre as atividades propostas no livro
didático público – Capítulo 2 (pg. 33 a 46) – Descrição
clássica dos movimentos: Inércia e Momentum. O livro poderá ser
acessado no link:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/fisica.pdf
3ª aula:
aula expositiva com apresentação dos vídeos e das imagens.
1-
Exibição do primeiro vídeo (para fazer download:
https://www.youtube.com/watch?v=6BFR26hcbko
) abrir uma discussão sobre o comportamento dos corpos após um
choque.
2- Com as
imagens (acessar:
http://efisica.if.usp.br/mecanica/ensinomedio/2_lei_de_newton/seg_lei_Newton/,
para baixar , propor se existe relação entre força resultante,
massa e aceleração (princípio fundamental da dinâmica) e qual?.
3-
Exibição do segundo vídeo ( para fazer downlod:
https://www.youtube.com/watch?v=4KDnaUfvnJI
, discutir a existência do par ação e reação.
4.ª
aula: resolução dos exercícios de 65 ao 68 da pg. 69, dos
exercícios de 89 ao 92 da pg. 82 e dos exercícios de 104 a 108 da
pg. 86 do livro didático adotado pela escola: Física, - ciência e
tecnologia.
5.ª
aula: trabalho com atividades avaliativas, contendo 05 questões de
múltipla escolha e cinco com questões abertas (o professor deverá
elaborar as atividades).
6- Resultados
esperados:
Com a utilização dos
recursos multimídias sobre as leis de Newton (leis do movimento),
espera-se que o aluno formule uma visão geral da mecânica
newtoniana, compreenda o conceito de massa como uma construção
científica ligada à concepção de força, perceba a influência da
dimensão de um corpo no seu comportamento perante a aplicação de
uma força, aproprie-se do conceito de condições de equilíbrio
estático identificado na primeira lei de Newton. Com as ideias de
matéria e espaço bem fundamentadas, o conceito de força será
definido a partir da variação temporal da quantidade de movimento,
que constitui a segunda lei de Newton. O estudante deverá reconhecer
e reapresentar as forças de ação e reação nas mais diferentes
situações (DCE- Física, 2008, pg. 93).
Referências:
Física /
vários autores – Curitiba: SEED-PR – p. 232
Penteado,
Paulo Cesar M. - Física – ciência e tecnologia / Paulo Cesar M.
Penteado, Carlos Magno A. Torres. – São Paulo: Moderna, 2005.
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