sexta-feira, 24 de maio de 2013

Plano de aulas sobre as Leis de Newton utilizando recursos multimídias


1 – Série: 1.º ano E.M.

2- Objetivos:

Em 1686, em Cambridge, na Inglaterra, Isaac Newton publica a primeira edição da Obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, Os Principia, onde estão colocados os fundamentos da mecânica que nos permite entender como e porque os objetos e carros se movem, as marés acontecem e os planetas se movimentam ao redor do Sol. Enfim, nos possibilita entender nosso mundo macroscópio cotidiano, nosso mundo humano (Livro Didático Público - Física, pg. 34).

As leis de Newton ou leis do movimento (primeira lei - Inércia, segunda lei - princípio fundamental da dinâmica e terceira lei - ação e reação), são assuntos básicos presentes no conteúdo estruturante Movimento.

Durante muitos anos com o desenvolvimento do conteúdo Leis de Newton, tive a certeza de que os alunos prendiam-se apenas na questão matemática F=ma, e não assimilam os conceitos das Leis, talvez, pela própria forma com que eu abordava o conteúdo, somente com aulas expositivas usando quadro e giz e exercícios de cálculo.
Hoje com a presença da tecnologia, faz-se necessário o uso das várias formas de mídias presentes na escola, como instrumentos de apoio pedagógico, neste caso a sala de informática, a internet e a TV multimídia, para o desenvolvimento dos conteúdos e fixação dos conceitos físicos.
Os nossos alunos, principalmente de 1.º ano do Ensino Médio, não apresentam concentração suficiente para ficarmos desenvolvendo e fixando conceitos somente através de aulas expositivas, com quadro e giz. Por mais simples que sejam as mídias utilizadas (sala de informática, internet e Tv multimídia) chamam a atenção da maioria dos alunos.

Através da exibição dos vídeos e das imagens na TV Multimídia podemos ver como ocorre na prática as leis de Newton (leis do Movimento). Com o primeiro vídeo podemos abrir uma discussão sobre o comportamento dos corpos após um choque, com as imagens podemos estabelecer a relação entre força resultante, massa e aceleração e com o segundo vídeo podemos discutir a existência do par ação e reação.

3- Disciplina: Física

4- Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
Sala de informática, internet e Tv pendrive (multimídia)

5- Descrição da atividade pedagógica:

A proposta para o desenvolvimento do conteúdo é de 05 h/a.

1.ª aula: Levar os alunos ao laboratório de informática, para uma pesquisa orientada pelo professor, sobre:
A biografia de Isaac Newton e sua obra. As leis de Newton, conhecidas como leis do Movimento. O contexto histórico vivenciado por Newton e a relação que podemos estabelecer entre Newton e Galileu. As leis de Newton e suas aplicações tecnológicas (a função do cinto de segurança, do encosto de cabeça e do air bag nos automóveis). Poderão ser utilizados os seguintes links:

2.ª aula: Leitura e discussão sobre as atividades propostas no livro didático público – Capítulo 2 (pg. 33 a 46) – Descrição clássica dos movimentos: Inércia e Momentum. O livro poderá ser acessado no link: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/fisica.pdf

3ª aula: aula expositiva com apresentação dos vídeos e das imagens.
1- Exibição do primeiro vídeo (para fazer download: https://www.youtube.com/watch?v=6BFR26hcbko ) abrir uma discussão sobre o comportamento dos corpos após um choque.
2- Com as imagens (acessar: http://efisica.if.usp.br/mecanica/ensinomedio/2_lei_de_newton/seg_lei_Newton/, para baixar , propor se existe relação entre força resultante, massa e aceleração (princípio fundamental da dinâmica) e qual?.
3- Exibição do segundo vídeo ( para fazer downlod: https://www.youtube.com/watch?v=4KDnaUfvnJI , discutir a existência do par ação e reação.

4.ª aula: resolução dos exercícios de 65 ao 68 da pg. 69, dos exercícios de 89 ao 92 da pg. 82 e dos exercícios de 104 a 108 da pg. 86 do livro didático adotado pela escola: Física, - ciência e tecnologia.

5.ª aula: trabalho com atividades avaliativas, contendo 05 questões de múltipla escolha e cinco com questões abertas (o professor deverá elaborar as atividades).

6- Resultados esperados:
Com a utilização dos recursos multimídias sobre as leis de Newton (leis do movimento), espera-se que o aluno formule uma visão geral da mecânica newtoniana, compreenda o conceito de massa como uma construção científica ligada à concepção de força, perceba a influência da dimensão de um corpo no seu comportamento perante a aplicação de uma força, aproprie-se do conceito de condições de equilíbrio estático identificado na primeira lei de Newton. Com as ideias de matéria e espaço bem fundamentadas, o conceito de força será definido a partir da variação temporal da quantidade de movimento, que constitui a segunda lei de Newton. O estudante deverá reconhecer e reapresentar as forças de ação e reação nas mais diferentes situações (DCE- Física, 2008, pg. 93).

Referências:


Física / vários autores – Curitiba: SEED-PR – p. 232

Penteado, Paulo Cesar M. - Física – ciência e tecnologia / Paulo Cesar M. Penteado, Carlos Magno A. Torres. – São Paulo: Moderna, 2005.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails