Prof. Adão Reinaldo Farias
A escola tem um papel importante na sociedade, tanto que ao longo do tempo ela vem se transformando e adequando-se conforme as constantes mudanças que o homem provoca, mas vale lembrar que a escola por muitas vezes não consegue acompanhar as mudanças conforme o ritmo que elas acontecem, principalmente a escola pública.
Ao longo do processo de
expansão da escolaridade, principalmente com a universalização do
ensino, em nosso país, o crescimento das ofertas escolar fez com que
a qualidade de ensino tivesse uma queda. Na nossa sociedade, o ensino
de qualidade ainda é um sonho a ser perseguido, pois não são todas
as escolas que conseguem dar o ensino que deveria ser dado, a vontade
é enorme, mas falta estrutura e os recursos são ainda precários.
A escola, enfim, faz parte de
uma sociedade capitalista que promove a desigualdade social, com a
concentração de renda, a injustiça, a exclusão social e a
discriminação.
Organizar o trabalho
pedagógico em escola pública não é uma tarefa fácil é algo
abrangente, requer uma formação de boa qualidade além de exigir
do gestor um trabalho coletivo que busque incessantemente a
autonomia, liberdade, emancipação e a participação na construção
do projeto político-pedagógico. Numa gestão democrática, o gestor
precisará saber como trabalhar os conflitos e desencontros, deverá
ter competência para buscar novas alternativas e que as mesmas
atenda aos interesses da comunidade escolar, deverá compreender que
a qualidade da escola dependerá da participação efetiva de todos
membros, inclusive das instâncias colegiadas, respeitando a
individualidade de cada um e buscando nos conhecimentos individuais
novas fontes de enriquecer o trabalho coletivo.
A organização do trabalho
pedagógico é uma estratégia educacional para democratizar o
processo ensino-aprendizagem, então é de suma relevância para um
gestor implementar novas forma de administrar em que a comunicação
e o diálogo estejam inseridos na prática pedagógica do docente.
Cabe ao gestor assumir a liderança deste processo com competência
técnica e política.
A
participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática
da escola, possibilitando o envolvimento de todos
os
profissionais e usuários no processo de tomada de decisões, na
aplicação do recursos financeiros
e no funcionamento da organização escolar. Além disso, proporciona
um melhor conhecimento dos recursos
financeiros, dos objetivos, das
metas, da estrutura organizacional e de sua dinâmica das relações
da escola com a comunidade, e favorece uma aproximação maior entre
o
gestor,
professores, alunos e pais.
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