Prof. Adão Reinaldo Farias
Com
a popularização dos computadores, com o avanço das tecnologias e a
propagação da internet, cada vez mais faz-se necessário propor a
utilização da internet e dos blogs na educação.
Segundo
Nascimento, a escola não pode ignorar a influência da internet na
vida das pessoas da sociedade moderna. Ao contrário, a escola pode
utilizar a internet como mais um recurso para dinamizar e facilitar o
processo de ensino-aprendizagem.
“A internet é uma
tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e
pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa
motivação aumenta se o professor proporcionar um clima de
confiança, abertura, cordialidade com os alunos. Mais que a
tecnologia, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a
capacidade de comunicação autêntica do professor ao estabelecer
relações de confiança com seus alunos por meio do equilíbrio,
competência e simpatia com que atua. O aluno desenvolve a
aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados
(MORAN,1998).
Segundo
Nascimento alguns dos principais ganhos pedagógicos possíveis com a
internet são:
•
Acessibilidade a fontes
inesgotáveis de assuntos para pesquisas.
• Páginas
educacionais específicas para a pesquisa escolar.
• Páginas
para busca de software.
•
Comunicação e interação
com outras escolas.
• Estímulo
para pesquisar a partir de temas previamente definidos ou a partir da
curiosidade dos próprios alunos.
•
Desenvolvimento de uma
nova forma de comunicação e socialização.
• Estímulo
à escrita e à leitura.
• Estímulo
à curiosidade.
• Estímulo
ao raciocínio lógico.
•
Desenvolvimento da
autonomia.
•
Possibilidade do
aprendizado individualizado.
• Troca
de experiências entre professores/professores, aluno/aluno e
professor/aluno.
Laboratórios
de informática com internet, já estão presentes em muitas escolas
do país. Saber utilizar estes recursos de forma que produzam
aprendizagem torna-se um grande desafio aos educadores brasileiros .
O
computador sozinho não produz conhecimento, é apenas uma ferramenta
para ser utilizada como recurso didático, para isso necessita-se de
professores preparados e treinados para utilizá-los.
O
professor tem que ser o orientador, para que o aluno não se torne um
mero digitador e fazedor de cópias (Ctrl+A e Ctrl+C). O aluno tem
que ser estimulado a produzir conhecimento através da utilização
do computador, pois os software por si próprio não geram
aprendizagem.
O
aluno deve ser colocado como sujeitos ativos na frente do computador,
com as ferramentas tecnológicas servindo de base para a criação.
Nesse
sentido é importante destacar os blogs, que
são
publicações coletivas, com
comentários abertos ou não, para qualquer participante que deseja
se integrar nesta rede; Tanto
as publicações (posts) como
os comentários podem ser habilitados e desabilitados no Blog para
outras pessoas interagirem ou não, depende da metodologia de
utilização que cada grupo definir. Ainda
pode-se destacar que o blogs propõem
uma abordagem onde professores de diversas modalidades
de ensino sejam capacitados a serem co-autores de atividades e
assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo que vão
criando domínio da ferramenta.
- Os
conhecimentos adquiridos durante os projetos de estudo, bem
como as demais
atividades, podem ser registradas no Blog, sendo
possível enriquecer os relatos com
links, fotos, ilustrações e
sons.
- Os
blogs são usados com o objetivo de desenvolver o hábito de
registro e para divulgar
boas iniciativas. São estratégias que
visam dar a palavra aos estudantes e
desenvolver a sua criatividade.
Segundo
Ferreira os blogs podem:
-
Apresentar
várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em
grupos ou mesmo individual;
-
Criação
de um jornal on line;
- Divulgação de atividades ;
- Apoio à um eixo de trabalho(ou mesmo à uma disciplina)
- Preparar para encontros educacionais ente os profissionais, ou mesmo entre estudantes;
- Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
- Divulgar estudos realizados pelos alunos;
- Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a busca diferentes linguagens de programação ;
- Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;
- Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.
- Elaborar templates que desenvolvem além de conhecimentos, técnicas e habilidades próprias, possibilitam utilizar-se da criatividade, da ética , e de muitos outros componentes da cidadania.
- Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.
- Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
- Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
- Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções;
- Divulgação de atividades ;
- Apoio à um eixo de trabalho(ou mesmo à uma disciplina)
- Preparar para encontros educacionais ente os profissionais, ou mesmo entre estudantes;
- Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
- Divulgar estudos realizados pelos alunos;
- Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a busca diferentes linguagens de programação ;
- Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;
- Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.
- Elaborar templates que desenvolvem além de conhecimentos, técnicas e habilidades próprias, possibilitam utilizar-se da criatividade, da ética , e de muitos outros componentes da cidadania.
- Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.
- Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
- Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
- Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções;
Referências:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/informatica_educacao.htm,
acesso em 14/06/2013.
http://www.webartigos.com/artigos/a-utiliza-ccedil-atilde-o-do-blog-na-educa-ccedil-atilde-o/2017/,
acesso em 14/06/2013.
http://www.eca.usp.br/moran/internet.htm
, acesso em 14/06/2013.
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