Identificação da
Escola:
Colégio Estadual
Conjunto João de Barro – Marialva – PR.
Tema da Proposta:
A Educação Ambiental
no ensino de Química
Objetivos:
Com a apresentação
dos vídeos, espera-se que o aluno desenvolva uma consciência de
preservação do meio ambiente, que entenda e questione a Ciência de
seu tempo e os avanços tecnológicos, que construa e reconstrua o
significado dos conceitos químicos e tome posições frente as
situações sociais e ambientais desencadeadas pela produção do
conhecimento químico.
Justificativa:
De acordo com a Lei de
Diretrizes e Bases (Lei 9394/96), é obrigatório o ensino de
Educação Ambiental para todos os níveis de ensino e a
conscientização pública para a preservação do meio ambiente. E
como falar em Educação Ambiental sem conhecer a Química Ambiental?
A utilização das mídias faz-se necessário no sentido de chamar a
atenção do aluno, através do uso das imagens, para despertá-lo
para os problemas ambientais da sociedade atual.
Público a ser
envolvido:
2.° ano – Turma A -
Ensino Médio
Mídias e
Tecnologias a serem utilizadas:
Sala de informática,
internet e Tv pendrive (multimídia).
Proposta preliminar
das etapas/ações a serem realizadas:
1.ª aula:
1.° momento –
apresentação do vídeo vitimas do acidente nuclear.
2.° tema para
discussão: A energia hoje e amanhã – poluição
.
3.° apresentação do
vídeo carta escrita.
4.º debate: O que
será do Planeta?
2.ª aula:
Aula experimental :
Provocando a chuva ácida
Referência: Este
experimento foi desenvolvido pela aluna Aline Escocard Siqueira sob a
orientação da profa. Maria Cristina Canela (LCQUI-CCT-UENF)
Materiais:
• Bico de Bunsen ou
fogareiro de camping
• Bomba de aquário
• Água
• Balão volumétrico
de 200mL com tampa
• 3 pedaços de
mangueira (borracha de látex)
• 2 vidros com tampa
(frascos vazios de maionese ou de leite de coco com tampa)
Procedimento
Faça a ligação com
um pedaço de mangueira na saída de ar da bombinha de aquário com a
tampa da garrafa. Com outro pedaço de mangueira, ligue o outro furo
à tampa do vidro 1, e por último ligue o vidro 1 no vidro 2, que
contém água e está sobre o bico de Bunsen.
Conecte a garrafa
contendo o gás da parte 1 à bomba de aquário e ao vidro 1. Ligue a
bomba e observe o que acontece.
O que ocorre?
Ao ligar a bomba de
aquário, ela empurra o gás dióxido de nitrogênio que estava no
balão para o vidro 1. Este gás (NO2) entra em contato com o vapor
de água que se formou no vidro 2 e que também foi transferido para
o vidro 1, formando o ácido nitroso (HNO2) e o ácido nítrico
(HNO3).
2NO2 (g) + H2O(l)
= HNO2(aq) + HNO3(aq)
Quando esses dois
ácidos entram em contato com o oxigênio do ar, formam a chuva
ácida.
2HNO2 + O2 = 2HNO3
Para verificar a
acidez da solução formada, pode ser usado um papel indicador de
ácido ou colocar um pedaço de casca de ovo em contato com a solução
ácida. O ácido reage com o CaCO3 (carbonato de cálcio existente na
casca do ovo) promovendo a dissolução e desprendimento de CO2
(formando pequenas bolhas). Desta forma, é possível demonstrar a
ação do ácido sobre materiais feitos a base de carbonato de
cálcio, como monumentos de mármore quando expostos por vários anos
a este tipo de poluição atmosférica se decompõem.
CaCO3 + 2H+ --->
CO2 + H2O + Ca2+
CaCO3 ---> CaO
+ CO2
O que fazer com o
resíduo?
Neutralizar com soda
cáustica ou bicarbonato de sódio que podem ser encontrados no
mercado. A neutralização pode ser feita também com a própria
casca de ovo
3.ª aula
-Trabalho (atividades
avaliadas), com 05 questões de múltipla escolha e 05 questões
abertas.
- Apresentação do
relatório sobre a atividade experimental.
Período de
realização:
20 e 27 de junho de
2013.
Referências:
PARANÁ. Secretaria do
Estado da Educação. Diretrizes curriculares de rede pública de
educação básica do Estado do Paraná. Curitiba, 2008.
QUÍMICA AMBIENTAL.
(1999) Disponível em: http:www.wikipedia.org.br. Acesso em: 24
abril. 2011.
BRASIL. A Lei N°
9.793. A Educação Ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1995
BAIRD, C.. Química
ambiental. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
QUÍMICA AMBIENTAL.
Disponível em: http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/
Acesso em: 24 abril. 2011.
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