domingo, 30 de janeiro de 2011

Vulcões e carvão provocaram à primeira extinção...


O período que a Terra ardeu.

Pesquisadores da Universidade de Calgary, Canadá, liderados por Stephen Grasby, descobriram capas de cinza de carvão sobre rochas, procedentes do Período Permiano. Esta descoberta sugere a verdadeira causa da “Grande Mortandade” de tal período, ocorrida há 250 milhões de anos, quando erupções vulcânicas causaram uma combustão massiva de carvão, gerando um enorme volume de gases de efeito estufa.

No final do período Permiano produziu-se a extinção mais catastrófica da história da vida no planeta: após um aquecimento global, estima-se que foram extintas quase 95% das espécies. O que não se sabia até o momento, era a causa de tal catástrofe: as hipóteses iam desde a explosão de uma supernova até o impacto de um meteorito.

A pesquisa de Grasby parece haver encontrado a explicação. Primeiro, foi a descoberta de que as cinzas do Lago Buchanan pareciam carvão vegetal e não madeira queimada. Estas cinzas (provenientes do período anterior, o Carbonífero), espalhadas pela superfície do único continente formado no período Carbonífero e inflamadas pela intensa atividade vulcânica, causaram o fim de uma Era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails