terça-feira, 13 de maio de 2014

PTD - Física 2014 (EJA) - C. E. Dr. Felipe S. Bittencourt


Plano de Trabalho Docente


C.E. Dr. Felipe S. Bittencourt




Disciplina: Física


EJA – Ensino Médio


Professor: Adão Reinaldo Farias


Marialva – PR


2014
FUNDAMENTOS DA DISCIPLINA

Antigos registros históricos já mostravam que os seres humanos se preocupavam em entender e explicar o mundo no qual viviam. Ao longo do tempo, temos organizado muito desse entendimento e tentado, com ele construir nosso mundo.

Uma sociedade se caracteriza por uma visão de mundo que inclui conhecimento, hábitos e costumes, mitos e crenças. Também, caracteriza-se pelo modo de produção que determina as relações entre os homens, suas condições de vida, em cuja base está o trabalho.

A ciência surge na tentativa de decifrar o universo físico, a qual é determinada pela necessidade humana de resolver problemas práticos e demandas materiais em determinada época; logo é histórica e constitui visão de mundo.
Ciência significa “conhecimento”. Ela resulta de um processo de observação, estudo e tentativa de explicar o ambiente em que vivemos. Ciência é criatividade, é aprender a fazer. Por isso, explicar e fazer ciência tem que ser por meio de muitas atividades.

A Física pode ser considerada a base de todas as outras ciências e da tecnologia, pois estuda os componentes básicos de um determinado fenômeno e as leis que governam suas interações. Através da Física, dentro de uma perspectiva histórico crítica, podemos formar sujeitos por meio de conteúdos que o levem a compreensão do universo, sua evolução, suas transformações e as interações que nele se apresenta.


OBJETIVO GERAL

A Física é uma ciência que tem como objeto de estudo o Universo, sua evolução e as interações que nele se apresentam. Por alguma razão, os fenômenos da natureza obedecem equações matemáticas, possibilitando elaborar modelos para compreender os fenômenos da natureza.

Compreender a importância da cultura produzida pelos homens, é importante para entender a relevância histórica dessa produção dentro da história da humanidade.

Visualizar a elegância das teorias físicas, a emoção dos debates em torno das ideias científicas, a grandeza dos princípios físicos, desafia a todos nós, professores e estudantes, de compartilharmos, ainda com um pouco de Matemática, os conceitos e a evolução da Física, presentes desde que o homem, por necessidade ou curiosidade, passou a se preocupar com o estudo dos fenômenos naturais. (MENEZES, 2005).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O estudo dos movimentos, a mecânica de Newton, é importante por estar fortemente ligado às questões externas ao meio científico como, por exemplo, as guerras, o comércio, os mitos e a religião. Também permite compreender fenômenos ligados ao cotidiano, como caminhar, o movimento de projéteis e dos automóveis, o equilíbrio de corpos em um meio fluído, o movimento dos planetas em torno do Sol e o da Lua em torno da Terra. Ressalte-se, ainda, a importância de algumas entidades físicas, aplicadas a partículas como as ondas, por exemplo, o momentum e a energia, cuja compreensão é importante para estudos que vão desde a colisão de duas bolas de gude até a compreensão de processos que envolvem a moderna cosmologia.

Na História, encontramos outra grande síntese, hoje chamada Leis da Termodinâmica. Seus estudos se baseiam nos conceitos de temperatura, calor, entropia e nas relações entre calor e trabalho mecânico. Através dos estudos da termodinâmica, foi possível entender o mundo microscópico da matéria. Entender os processos em que ocorrem trocas de calor, tão presentes no cotidiano, e seus principais conceitos, torna-se fundamental para que a Física seja vista como uma Ciência em construção e, também, para se compreender o universo.

Também são objetos de estudo da Física os fenômenos em que a carga elétrica se apresenta. O eletromagnetismo, seu conhecimento e sua aplicação não estão ligados apenas à compreensão da natureza, mas também às inúmeras inovações tecnológicas surgidas no último século, a partir dos trabalhos de Maxwell, cujas equações levam às quatro Leis do Eletromagnetismo clássico.

Assim, os três conteúdos – Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo – são estruturantes porque indicam desdobramentos em conteúdos específicos que permitem trabalhar o objeto de estudo da Física da forma mais abrangente possível.



CONTEÚDOS ESTRUTURANTES:

Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo.


CONTEÚDOS BÁSICOS:

Momentum e Inércia
Conservação da Quantidade de Movimento(momentum)
Variação da Quantidade de Movimento(Impulso)
2a Lei de Newton
3a Lei de Newton e Condições de Equilíbrio
Gravitação
Energia, Princípio da Conservação da Energia, Trabalho e Potência
Lei Zero da Termodinâmica, 1a e 2a Leis da Termodinâmica
Carga Elétrica, Corrente Elétrica, Campo e Ondas Eletromagnéticas
Força Eletromagnética
Equações de Maxwell (Lei de Gauss para Eletrostática, Lei de Coulomb, Lei de Ampère, Lei de Gauss Magnética e Lei de Faraday)
A Natureza da Luz e suas Propriedades



PROPOSTA DE AVALIAÇÃO

A avaliação deverá levar em conta os pressupostos teóricos adotados nas Diretrizes Curriculares. Ao considerar importantes os aspectos históricos, conceituais e culturais, a evolução das ideias em Física e a não-neutralidade da ciência, a avaliação se verifica pelo progresso do estudante quanto a esses aspectos. Avaliar é considerar a apropriação dos objetos da Física pelos estudantes.

A avaliação terá um caráter diversificado e verificará aspectos como:

- a compreensão dos conceitos físicos;

- a capacidade de análise de um texto, seja ele literário ou científico, para uma opinião que leve em conta o conteúdo físico;

- a capacidade de elaborar um relatório sobre um experimento ou qualquer outro evento que envolva a Física.

No entanto, a avaliação não poderá ser usada para classificar os alunos com uma nota, com o objetivo de testar o aluno ou mesmo puni-lo, mas sim de auxiliá-lo na aprendizagem. Ou seja, trata-se de tomá-la como instrumento para intervir no processo de aprendizagem do estudante, cuja finalidade e sempre seu crescimento.


Conteúdos Específicos para Avaliação:


1.ª avaliação - carga horária: 32 h/a

1 Introdução à Física

1.1 Campo de estudo da Física e sua relação com outras disciplinas
1.2 História da Física
1.3 A Física contemporânea e suas aplicações tecnológicas
1.4 Grandezas físicas e suas unidades de medida

2 Movimentos Retilíneos

2.1 Velocidade
2.2 Aceleração
2.3 Galileu e o estudo dos movimentos
2.4 Movimento retilíneo uniforme
2.5 Movimento retilíneo uniformemente variado e queda livre

3 Os Princípios da Mecânica (Leis de Newton), Impulso e Quantidade de Movimento

3.1 Forças e interações
3.2 Força gravitacional

2.ª avaliação – carga horária: 32 h/a

3.3 Impulso de uma força
3.4 Quantidade de movimento de um objeto e sua variação
3.5 Lei fundamental dos movimentos ou segunda lei de Newton
3.6 Lei da ação e reação
3.7 Lei da inércia
3.8 Conservação da quantidade de movimento

4 Gravitação Universal

4.1 As leis de Kepler
4.2 Lei da gravitação universal
4.3 Campo gravitacional

5 Energia

5.1 Energia, formas de energia e conservação
5.2 Conservação da energia mecânica
5.3 Energia potencial de interação e energia dissipada

6 Trabalho e Potência

6.1 Trabalho: medida da energia transferida e/ou transformada
6.2 Cálculo do trabalho através da energia potencial de interação gravitacional
6.3 Cálculo do trabalho através da força e do deslocamento
6.4 Potência

7 Hidrostática

7.1 Fluidos, densidade e pressão
7.2 Princípio de Pascal
7.3 Princípio de Arquimedes

3.ª avaliação – carga horária: 32 h/a

8 Fenômenos térmicos, Calor, Temperatura, Trocas e transmissão de calor

8.1 Matéria, temperatura e calor
8.2 Conceito de temperatura
8.3 Conceito de calor
8.4 Processos de variação de temperatura

9 Mudanças de estado físico da matéria, Dilatação nos sólidos, líquidos e nos gases e Comportamento térmico dos gases

9.1 Variação da temperatura
9.2 Mudança de estado físico: fusão e solidificação
9.3 Mudança de estado físico: vaporização e condensação
9.4 Um modelo para mudança de estado
9.5 Dilatação nos sólidos e líquidos
9.6 Dilatação nos gases

10 Leis da Termodinâmica, Máquinas Térmicas

10.1 A utilização das máquinas térmicas
10.2 A produção do movimento nas máquinas térmicas
10.3 As transforações gasosas no motor de um automóvel
10.4 As leis da termodinâmica


11 Fenômenos ondulatórios, Ondas mecânicas e eletromagnéticas, A óptica e o olho humano, Fenômenos luminosos, Lentes e instrumentos ópticos de observação e Princípios da Óptica Geométrica

11.1 Luz e visão
11.2 Diferentes interações luz e matéria
11.3 A representação da luz

12 Espelhos, Aplicações do fenômeno da reflexão e refração da luz

12.1 Espelhos
12.2 Leis da reflexão
12.3 A construção de imagens em espelhos esféricos
12.4 Localização e caracterização de imagens nos espelhos esféricos

13 Refração

13.1 Refração da luz
13.2 Leis da refração da luz
13.3 Imagens obtidas por refração
13.4 Caracterização das lentes esféricas delgadas e de suas imagens
13.5 Reflexão total

14 Natureza ondulatória e quântica da luz

14.1 Luz como partícula
14.2 A difração da luz
14.3 A interferência luminosa
14.4 A polarização da luz
14.5 A refração da luz branca no prisma e na atmosfera
14.6 A velocidade de luz na refração


4.ª avaliação – carga horária 32 h/a

15 Fenômenos elétricos e magnéticos, Aspectos estáticos e dinâmicos da eletricidade, Corrente elétrica, Geradores e circuitos elétricos

15.1 Circuitos elétricos
15.2 Transformações de energia nos aparelhos elétricos
15.3 Caracterização dos aparelhos elétricos e suas fontes
15.4 Corrente elétrica
15.5 Resistência elétrica
15.6 Efeito Joule
15.7 Associação em paralelo e em série de resistores e fontes
15.8 Curto-circuito, fontes ou geradores e receptores

16 Campo elétrico e potencial elétrico, A Lei de Coulomb

16.1 A matéria vista por dentro
16.2 Processos de eletrização
16.3 Pilhas e baterias: campo elétrico
16.4 Campo e força elétricos
16.5 Tensão e energia potencial elétrica
16.6 Modelo de corrente elétrica nos metais

17 Campo magnético

17.1 Bússolas e imãs
17.2 Terra, bússolas e imãs: a interação magnética
17.3 O campo magnético
17.4 O imã e o eletroimã
17.5 A interação entre correntes

18 Indução magnética, Equações de Maxwell, Energia e suas transformações, Fontes e tipos de energia, Energia, meio ambiente e os potenciais energéticos do Brasil, A energia elétrica nas residências

18.1 Faraday e o fenômeno da indução eletromagnética
18.2 A lei de Lenz e a lei de Faraday
18.3 As usinas e a distribuição de energia elétrica

19 Tópicos da Física moderna

19.1 Um novo paradigma
19.2 A física moderna que podemos encontrar no laser, na cultura e no entretenimento
19.3 Da bomba atômica à radioterapia
19.4 O núcleo atômico


Notas

Atividades realizadas, lista de exercícios: valor 2,0 pontos
Trabalho realizado: valor 2,0 pontos
Prova de verificação: valor 6,0 pontos
Prova de reavaliação: valor 6,0 pontos (recuperação paralela)
Trabalho de reavaliação: valor 4,0 pontos (recuperação paralela)


METODOLOGIA

É importante que no processo pedagógico, na disciplina de Física, parta do conhecimento prévio dos estudantes, pois, o estudante adquire a concepção espontânea no dia a dia, na interação com os diversos objetos no seu espaço de convivência, os quais, na escola, fazem-se presentes ao iniciar o processo de ensino-aprendizagem. Por sua vez, a concepção científica envolve um saber socialmente construído e sistematizado, que requer metodologias específicas para ser transmitido no ambiente escolar. A escola é, por excelência, o lugar onde se lida com o conhecimento científico historicamente produzido. A composição de uma sala de aula mistura pessoas com diferentes costumes, tradições, preconceitos e ideias que dependem também dessa origem, o que torna impossível moldá-las como se fossem iguais. Num determinado conteúdo, o professor terá que considerar o que eles conhecem. Talvez será o ponto de partida para o início de uma aprendizagem que agregue significados para professor e estudantes. É imprescindível que o professor cumpra sua função de uma espécie de “informante científico”, para ir além do limite da informação e atingir a fronteira da formação, através de uma mediação não-aleatória, mas identificada pelo conhecimento físico, num processo organizado e sistematizado pelo professor.

No desenvolvimento dos conteúdos será abordado a importância da Física no mundo, com relevância aos aspectos históricos, o conhecimento enquanto construção humana e a constante evolução do pensamento científico, assim como, as relações das descobertas científicas com as aplicações tecnológicas na contemporaneidade.

O uso da experimentação é viável e necessário no espaço e tempo da EJA mesmo que seja por meio de demonstração feita pelo professor, ou da utilização de materiais alternativos e de baixo custo, na construção e demonstração dos experimentos.

A estratégia de brinquedos e jogos no ensino de Física será utilizado para que o educando possa ser instigado a pesquisar e propor soluções.

As aulas serão expositivas e práticas partindo do conhecimento prévio dos alunos, utilizando textos do livro didático: Física e Realidade, livros pedagógicos, textos científicos, bem com situações vividas na prática e relacionando com o conteúdo científico sistematizado.

Serão utilizados o laboratório de ciências para aulas práticas e o laboratório de informática para pesquisa em blogs e sites que tenham como conteúdo a Física e outras ciências e o Blog do Prof. Adão Reinaldo Farias (Física e Química no Cotidiano).

Na TV pendrive será exibido vídeos e aulas do Novo Telecurso para auxiliar na compreensão dos conceitos físicos.

REFERÊNCIAS

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da rede pública de educação básica do Estado do Paraná: Física. Curitiba: SEED/DEM, 2009.

GONÇALVES FILHO, Aurelio. Física e Realidade: ensino médio física – Aurelio Gonçalves Filho, Carlos Toscano. -1. ed. - São Paulo: Scipione,2010. - (Coleção Física e realidade)

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