segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Spintrônica; novos conceitos da Física aplicados rapidamente em novos produtos


O Nobel de Física e a nova eletrônica
Segundo o francês Albert Fert, a spintrônica deverá levar a memórias de computador mais poderosas (foto: Eduardo Cesar)

Entrevistas

O Nobel de Física e a nova eletrônica

Por Carlos Fioravanti

Revista Pesquisa FAPESP – Quase 30 anos depois dos primeiros estudos teóricos, começam a tomar forma os primeiros dispositivos que representam uma nova forma de eletrônica: a spintrônica, que explora não a carga elétrica, mas outra propriedade, o spin (ou sentido do giro) dos elétrons.

Empresas dos Estados Unidos, da França e do Japão devem lançar em um ano as versões comerciais de memórias magnéticas de computador, já com recursos de spintrônica, capazes de armazenar e transmitir informação e de reduzir à metade a perda de energia.

“Os teletransmissores com base na transferência de spin também devem chegar logo, em um ou dois anos, aprimorando a transmissão de sinais por micro-ondas”, disse o físico francês Albert Fert, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS).

Um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Física de 2007, Fert participou da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas. A ESPCA é uma modalidade lançada em 2009 pela FAPESP para financiar a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento do Estado de São Paulo.

Fert e o físico alemão Peter Grünberg receberam o Nobel por causa da identificação simultânea, em 1988, da magnetorresistência gigante, um efeito mecânico quântico observado em materiais compostos por materiais magnéticos e não magnéticos que reduz a resistência elétrica. Esse efeito, aplicado a partir de 1997, permitiu a ampliação da memória de computadores e celulares, quebrando a barreira dos gigabytes (GB).

A magnetorresistência gigante é a base da spintrônica, que permite a geração de memórias não voláteis e ainda mais potentes que as atuais, como as que a IBM, dos Estados Unidos, NEC, Sony e Hitachi, do Japão, e a francesa Thales devem apresentar publicamente em breve.

“Esses novos conceitos da física estão sendo aplicados rapidamente em novos produtos, diferentemente do que vemos, por exemplo, na geladeira, cuja tecnologia básica é dos anos 80”, disse Fert.

Uma das razões é o longo trabalho conjunto entre centros de pesquisas e empresas. O grupo francês Thales é um dos financiadores do laboratório de Fert, ao lado do CNRS, desde 1994. “Desde o início das nossas pesquisas nessa área a empresa está conosco”, disse. 

FONTE:  Agência FAPESP

Mais informações sobre Spintrônica...

2 comentários:

  1. Olá, amigo Adão!
    Já tinha ouvido falar desse tipo de memória, mas agora, ao contrário do que eu tinha sido informado, a sua aplicação será para breve e não para só daqui há 8 anos! Beleza de notícia e de tecnologia, pois além de ser mais rápida do que as atuais memórias em uso, também farão economia de energia!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, logo teremos memórias maiores e computadores mais rápidos, que maravilha. Um Abraço

    ResponderExcluir

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails