C.
E. Dr. Felipe S. Bittencourt
Disciplina: Química
EJA – Ensino Médio
PROF.:
ADÃO REINALDO FARIAS
MARIALVA
- PR
ANO:
2012
FUNDAMENTOS
DA DISCIPLINA
A
Química está presente em todo processo de desenvolvimento das
civilizações, a partir das primeiras necessidades humanas, tais
como: a comunicação, o domínio do fogo e, posteriormente, o
domínio do processo de cozimento necessário à sobrevivência, bem
como a fermentação, o tingimento e a vitrificação. Na história
do conhecimento químico, inicialmente, o ser humano conheceu a
extração, produção e o tratamento de metais como o cobre, o
bronze, o ferro e o ouro, facilitando a sua maneira de viver.
A
ciência química surge no século XVII, a partir dos estudos
de alquimia, populares entre muitos dos cientistas da
época. Considera-se que os princípios básicos da Química se
recolhem pela primeira vez, na obra do cientista britânico
Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661). A Química,
como tal, começa um século mais tarde, com os trabalhos do francês
Antoine Lavoisier e suas descobertas em relação ao oxigênio,
à lei da conservação da massa e à refutação da teoria
do flogisto como teoria da combustão. Ou seja a Química
foi criada no Séc. XVII e ai deu inicio, e logo após teve a Química
Moderna (WIKIPEDIA, 2010).
O
conhecimento químico, assim como os demais, não é algo pronto,
acabado e inquestionável, mas em constante transformação. Esse
processo de elaboração do conhecimento ocorre a partir das
necessidades humanas, uma vez que a Ciência é construída pelos
homens e mulheres, falível e inseparável dos processos sociais,
políticos e econômicos.
A
Química está presente nas necessidades básicas dos seres humanos,
como a alimentação, o vestuário, a saúde, e o ser humano como
cidadão tem que compreender tudo isso. Ela não é uma coisa ruim
que só polui(como alguns pensam devido à alguns acontecimentos
divulgados na mídia), ela está presente na procura de novos
produtos, sendo cada vez mais solicitada nas novas áreas específicas
surgidas nos últimos anos: biotecnologia, química fina, pesquisas
direcionadas para a oferta de alimentos e medicamentos.
Ter
conhecimento de Química, ainda que no mínimo, faz-se necessário
para que um indivíduo possa posicionar-se em relação aos problemas
ambientais atuais, exercendo assim sua cidadania. Ter noções
básicas de Química e conhecê-la capacita o indivíduo para que ele
possa usufruir dos benefícios da aplicação do conhecimento químico
para toda à sociedade, bem como, se posicionar em relação aos
diversos problemas da vida contemporânea. Por outro lado, saber como
se processa o conhecimento químico pode subsidiar o indivíduo de um
pensamento histórico crítico mais fundamentado. Pois, o estudo
dessa disciplina permite a compreensão da formulação de hipóteses,
do controle de variáveis de um processo, da generalização de fatos
por uma lei, da elaboração de uma teoria e da construção de
modelos científicos (BELTRAN E CISCATO, 1991, p. 16).
OBJETIVO
GERAL
A
Química é a ciência que tem como objeto de estudo as substâncias
e os materiais, sustentada pela tríade composição, propriedades e
transformações.
A
Química (do egípcio keme (chem), significando “terra”), é a
ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a
constituem, de suas características, de suas propriedades
combinatórias, de seus processos de obtenção, de suas aplicações
e de sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se
ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida
durante essas transformações (WIKIPEDIA, 2011).
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Para
a disciplina de Química, são propostos os seguintes conteúdos
estruturantes:
-
Matéria e sua natureza: é o conteúdo estruturante que identifica a
disciplina de Química, por se tratar da essência da matéria. É
ele que abre caminho para um melhor entendimento dos demais conteúdos
estruturantes. A abordagem da história da Química é necessária
para a compreensão de teorias e, em especial, dos modelos atômicos.
A concepção de átomo é imprescindível para que se possam
entender os aspectos macroscópicos dos materiais com que o ser
humano está em contato diário e perceber o que ocorre no interior
das substâncias, ou seja, o comportamento microscópico.
-
Biogeoquímica: este conteúdo estruturante é caracterizado pelas
interações existentes entre a hidrosfera, litosfera e atmosfera.
Historicamente, constitui-se a partir de uma sobreposição de
biologia, Geologia e Química.
-
Química sintética: este conteúdo estruturante foi consolidado a
partir da apropriação da Química na síntese de novos produtos e
novos materiais, e permite o estudo que envolve produtos
farmacêuticos, a indústria alimentícia (conservantes, acidulantes,
aromatizantes, edulcorantes), fertilizantes e agrotóxicos.
CONTEÚDOS
ESTRUTURANTES
Matéria
sua Natureza, Biogeoquímica e Química Sintética.
CONTEÚDOS
BÁSICOS
Matéria
e Substâncias
Reações
Químicas
Funções
Orgânicas e Inorgânicas
Ligações
Químicas
Ligações
entre as moléculas
Tabela
Periódica e periodicidade
Estrutura
Atômica
Estequiometria
Estudo
dos Gases
Radioatividade
Propriedades
Coligativas
Soluções
Reações
Químicas (Termoquímica)
Velocidade
das Reações (Cinética Química)
Equilíbrio
Químico
Reações
Químicas (Eletroquímica)
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
1a
AVALIAÇÃO – 32 h/a
Matéria
e Substâncias
Química,
materiais e consumo sustentável: Transformações e propriedades das
substâncias; Materiais e processo de separação; Constituintes das
substâncias, Química e Ciência.
Estudo
dos Gases e Estrutura Atômica
Gases,
modelos atômicos e poluição atmosférica: Estudo dos gases;
Modelos atômicos.
2a
AVALIAÇÃO – 64 h/a
Substâncias,
Tabela Periódica, Ligações Químicas (Ligações entre as
Moléculas)
Constituintes,
interações químicas, propriedades das substâncias e agricultura:
Classificação dos elementos químicos; Ligações iônica,
covalente e metálica; Interações entre constituintes e
propriedades das substâncias inorgânicas e orgânicas.
3a
AVALIAÇÃO – 96 h/a
Estequiometria,
Soluções , Propriedades Coligativas, Funções Orgânicas e
Inorgânicas
Cálculos
químicos e uso de produtos químicos: Unidades utilizadas pelo
químico; Cálculos químicos. Composição e classificação dos
materiais, solubilidade, propriedades coligativas e hidrosfera:
Soluções, coloides, agregados, concentração e composição;
Propriedades da água, solubilidade e propriedades coligativas.
Hidrocarbonetos, álcoois, termoquímica, cinética, eletroquímica,
energia nuclear e recursos energéticos: Petróleo, Introdução à
Química Orgânica, hidrocarbonetos e álcoois.
4a
AVALIAÇÃO – 128 h/a
Funções
Orgânicas e Inorgânicas, Reações Químicas, Termoquímica,
Equilíbrio Químico, Eletroquímica e Radioatividade
Reações
Químicas;Termoquímica; Cinética Química; Modelos atômicos,
radioatividade e energia nuclear;. Oxidorredução e pilhas.
Substâncias inorgânicas, equilíbrio químico e poluição das
águas: Substâncias inorgânicas; Equilíbrio químico. A Química
em nossas vidas: A Química Orgânica e a transformação da vida;
Alimentos e funções orgânicas; Química da saúde e da beleza e a
nomenclatura orgânica; Polímeros e propriedades das substâncias
orgânicas; Indústria química e síntese orgânica. Átomo,
radioatividade e energia nuclear: Modelo quântico e radioatividade;
Transformações nucleares.
PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO
A
avaliação será concebida de forma processual e formativa, sob os
condicionantes do diagnóstico e da continuidade. Processo que ocorre
em interações recíprocas, no dia a dia, no transcorrer da própria
aula e não apenas de modo pontual; portanto está sujeita a
alterações no seu desenvolvimento.
A
avaliação deverá levar em conta o conhecimento prévio do aluno e
como ele supera suas concepções espontâneas, além de orientar e
facilitar a aprendizagem.
Em
Química, o principal critério de avaliação é a formação de
conceitos científicos, valorizando assim, uma ação includente dos
conhecimentos anteriores dos alunos e a interação da dinâmica dos
fenômenos naturais por meio de conceitos químicos.
Será
avaliada às várias formas de expressão dos alunos, como: prova,
leitura e interpretação de textos, produção de textos, leitura e
interpretação da tabela periódica, pesquisas bibliográficas,
relatórios de aulas em laboratório, entre outros. Estes
instrumentos serão selecionados de acordo com cada conteúdo e
objetivo de ensino.
Notas
Atividades
realizadas, listas de exercícios: valor 2,0 pontos
Trabalho:
valor 2, 0 pontos
Prova
de verificação: valor 6,0 pontos
Prova
de reavaliação: valor 6,0 pontos (recuperação paralela)
Trabalho
de reavaliação: valor 4,0 pontos (recuperação paralela)
METODOLOGIA
O
processo pedagógico deverá partir do conhecimento prévio dos
estudantes, no qual se incluem as ideias preconcebidas sobre o
conhecimento da Química, ou as concepções espontâneas, a partir
das quais será elaborado o conceito científico.
A
concepção espontânea sobre conceitos que o estudante adquire no
seu dia a dia, na interação com os diversos objetos no seu espaço
de convivência, faz-se presente no início do processo
ensino-aprendizagem. Por sua vez, a concepção científica envolve
um saber socialmente construído e sistematizado, que requer
metodologias específicas para ser disseminado no ambiente escolar. A
escola, é por excelência, o lugar onde se lida com o conhecimento
científico historicamente produzido.
Quando
os estudantes chegam à escola, não são desprovidos de
conhecimento. Uma sala de aula reúne pessoas com diferentes
costumes, tradições, preconceitos e ideias que dependem também
dessa origem. Isso torna impossível a adoção de um único
encaminhamento metodológico para todos os alunos.
O
ensino de Química deve contribuir para que o estudante tenha uma
visão mais abrangente do universo. Assim as fórmulas matemáticas
não serão o objeto central da aprendizagem, pois apenas representam
modelos, elaborados para entender determinado fenômeno ou evento
químico.
Os
experimentos podem ser o ponto de partida para a compreensão de
conceitos e sua relação com as ideias discutidas em sala de aula.
Os estudantes, assim, estabelecem relações entre teoria e prática,
ao mesmo tempo, expressam ao professor suas dúvidas.
A
Química estuda o mundo material e sua constituição. Considera-se
importante propor aos alunos leituras que contribuam para a sua
formação e identificação cultural, que possam constituir elemento
motivador para a aprendizagem da Química e contribuir,
eventualmente, para a criação do hábito da leitura.
As
aulas serão expositivas e práticas partindo do conhecimento prévio
dos alunos, com a utilização do livro didático público, livros
pedagógicos, apostilas da EJA, textos científicos, bem como,
situações vividas na prática e relacionando com o conteúdo
científico sistematizado.
Serão
utilizados os laboratórios de ciências e informática, a tv
pendrive para vídeos e teleaulas(Novo Telecurso – Química), o
Blog do Prof. Adão Reinaldo Farias: Física e Química no Cotidiano,
além de outros blogs e sites, que através de seu conteúdo possam
auxiliar na construção e reconstrução de significados do
conhecimento químico.
REFERÊNCIAS
PARANÁ,
Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da
rede pública de educação básica do Estado do Paraná: Química.
Curitiba: SEED/DEM, 2009.
QUÍMICA.
In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia
Foundation, 2011. Disponível em:.. Acesso em: 23 fev.
2012.
BELTRAN, N. O.; CISCATO, C. A. Química. São Paulo: Cortez, 1991.
BELTRAN, N. O.; CISCATO, C. A. Química. São Paulo: Cortez, 1991.
Química
cidadã: materiais, substâncias, constituintes, química ambiental e
suas implicações sociais, volume 1: ensino médio / Wildson Luiz
Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mól, (coords.). - 1. ed. - São
Paulo: Nova Geração, 2010. - (Coleção química para a nova
geração)
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