A tecnologia
do cinto de segurança, do air-bag e a Inércia
Série: 1.º ano
do ensino médio
Objetivos:
Aplicar
tecnologicamente a lei da Inércia (1.ª lei do movimento) no
cotidiano. Conscientizar sobre o respeito às leis de trânsito, em
especial a lei obrigatória sobre o uso do cinto de segurança.
Apresentação:
A lei da Inércia
também explica por que as pessoas se ferem nos acidentes
automobilísticos. Se a velocidade de um veículo é interrompida
bruscamente, por causa de uma colisão, o carro para, porém o
passageiro continua em movimento até ser parado pelo para-brisa ou
outras partes do automóvel. Para minimizar esses efeitos, alguns
itens de segurança são importantes.
Pesquisa:
Utilizando sites da
internet, revistas de divulgação científica e os livros da
biblioteca da escola, pesquise sobre o funcionamento do cinto de
segurança e do air-bag, quando foram inventados, quais as
estatísticas de acidentes no trânsito relacionadas à falta do
cinto de segurança e a lei federal que torna obrigatório o uso do
cinto.
Algumas questões
para orientar sua pesquisa:
1) Como funcionam o
cinto de segurança e o air-bag?
2) Que conceito
físico estudado neste conteúdo, leis de Newton (leis do movimento)
está relacionado a esses importantes itens de segurança dos
veículos?
3) O air-bag ainda
será um item obrigatório nos veículos? Quando foi inventado?
4) Quando foi
inventado o cinto de segurança? Cite a lei do Código de Trânsito
Brasileiro que torna obrigatório o uso de cinto de segurança.
5) Verifique algumas
estatísticas de trânsito relacionados à falta do cinto de
segurança e posicione-se contra ou a favor da lei apresentada na
questão anterior.
6) Assista aos
vídeos nos seguintes links:
Atividade:
Redija um texto e
selecione imagens para elaborar um painel para apresentar essa
aplicação tecnológica associada ao conhecimento físico para seus
colegas da escola.
Adaptado do livro:
Física em Contextos: pessoal, social e histórico: movimento,
força, astronomia / Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira [et al.]
- 1. ed.- v. 1 - São Paulo: FTD, 2010.
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