PLANO
DE TRABALHO DOCENTE
C.
E. Dr. Felipe S. Bittencourt
Disciplina:
Química
EJA
– Ensino Médio
PROF.:
ADÃO REINALDO FARIAS
MARIALVA
- PR
ANO:
2014
FUNDAMENTOS
DA DISCIPLINA
A
Química está presente em todo processo de desenvolvimento das
civilizações, a partir das primeiras necessidades humanas, tais
como: a comunicação, o domínio do fogo e, posteriormente, o
domínio do processo de cozimento necessário à sobrevivência, bem
como a fermentação, o tingimento e a vitrificação. Na história
do conhecimento químico, inicialmente, o ser humano conheceu a
extração, produção e o tratamento de metais como o cobre, o
bronze, o ferro e o ouro, facilitando a sua maneira de viver.
A
ciência química surge no século XVII, a partir dos estudos
de alquimia, populares entre muitos dos cientistas da
época. Considera-se que os princípios básicos da Química se
recolhem pela primeira vez, na obra do cientista britânico
Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661). A Química,
como tal, começa um século mais tarde, com os trabalhos do francês
Antoine Lavoisier e suas descobertas em relação ao oxigênio,
à lei da conservação da massa e à refutação da teoria
do flogisto como teoria da combustão. Ou seja a Química
foi criada no Séc. XVII e ai deu inicio, e logo após teve a Química
Moderna (WIKIPEDIA, 2010).
O
conhecimento químico, assim como os demais, não é algo pronto,
acabado e inquestionável, mas em constante transformação. Esse
processo de elaboração do conhecimento ocorre a partir das
necessidades humanas, uma vez que a Ciência é construída pelos
homens e mulheres, falível e inseparável dos processos sociais,
políticos e econômicos.
A
Química está presente nas necessidades básicas dos seres humanos,
como a alimentação, o vestuário, a saúde, e o ser humano como
cidadão tem que compreender tudo isso. Ela não é uma coisa ruim
que só polui(como alguns pensam devido à alguns acontecimentos
divulgados na mídia), ela está presente na procura de novos
produtos, sendo cada vez mais solicitada nas novas áreas específicas
surgidas nos últimos anos: biotecnologia, química fina, pesquisas
direcionadas para a oferta de alimentos e medicamentos.
Ter
conhecimento de Química, ainda que no mínimo, faz-se necessário
para que um indivíduo possa posicionar-se em relação aos problemas
ambientais atuais, exercendo assim sua cidadania. Ter noções
básicas de Química e conhecê-la capacita o indivíduo para que ele
possa usufruir dos benefícios da aplicação do conhecimento químico
para toda à sociedade, bem como, se posicionar em relação aos
diversos problemas da vida contemporânea. Por outro lado, saber como
se processa o conhecimento químico pode subsidiar o indivíduo de um
pensamento histórico crítico mais fundamentado. Pois, o estudo
dessa disciplina permite a compreensão da formulação de hipóteses,
do controle de variáveis de um processo, da generalização de fatos
por uma lei, da elaboração de uma teoria e da construção de
modelos científicos (BELTRAN E CISCATO, 1991, p. 16).
OBJETIVO
GERAL
A
Química é a ciência que tem como objeto de estudo as substâncias
e os materiais, sustentada pela tríade composição, propriedades e
transformações.
A
Química (do egípcio keme (chem), significando “terra”), é a
ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a
constituem, de suas características, de suas propriedades
combinatórias, de seus processos de obtenção, de suas aplicações
e de sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se
ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida
durante essas transformações (WIKIPEDIA, 2011).
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Para
atingir os objetivos específicos da disciplina de Química, são
propostos os seguintes conteúdos estruturantes:
-
Matéria e sua natureza: é o conteúdo estruturante que identifica a
disciplina de Química, por se tratar da essência da matéria. É
ele que abre caminho para um melhor entendimento dos demais conteúdos
estruturantes. A abordagem da história da Química é necessária
para a compreensão de teorias e, em especial, dos modelos atômicos.
A concepção de átomo é imprescindível para que se possam
entender os aspectos macroscópicos dos materiais com que o ser
humano está em contato diário e perceber o que ocorre no interior
das substâncias, ou seja, o comportamento microscópico.
-
Biogeoquímica: este conteúdo estruturante é caracterizado pelas
interações existentes entre a hidrosfera, litosfera e atmosfera.
Historicamente, constitui-se a partir de uma sobreposição de
biologia, Geologia e Química.
-
Química sintética: este conteúdo estruturante foi consolidado a
partir da apropriação da Química na síntese de novos produtos e
novos materiais, e permite o estudo que envolve produtos
farmacêuticos, a indústria alimentícia (conservantes, acidulantes,
aromatizantes, edulcorantes), fertilizantes e agrotóxicos.
CONTEÚDOS
ESTRUTURANTES
Matéria
sua Natureza, Biogeoquímica e Química Sintética.
CONTEÚDOS
BÁSICOS
MATÉRIA:
Constituição da matéria; Estados de agregação; Natureza elétrica
da matéria; Modelos atômicos (Rutherford, Thomson, Dalton,
Bohr...); Estudo dos metais; Tabela Periódica.
SOLUÇÃO:
Substância simples e composta; Misturas; Métodos de separação;
Solubilidade; Concentração; Forças intermoleculares; Temperatura e
pressão; Densidade; Dispersão e suspensão; Tabela Periódica.
VELOCIDADE
DAS REAÇÕES: Reações químicas; Lei das reações químicas;
Representações das reações químicas; Condições fundamentais
para ocorrência das reações químicas (natureza dos reagentes,
contato entre os reagentes, teoria de colisão); Fatores que
interferem na velocidade das reações químicas (superfície de
contato, temperatura, catalisador, concentração dos reagentes,
inibidores); Lei da velocidade das reações químicas; Tabela
Periódica.
EQUILÍBRIO
QUÍMICO: Reações químicas reversíveis; Concentração; Relações
matemáticas e o equilíbrio químico (constante de equilíbrio);
Deslocamento de equilíbrio (princípio de Le Chatelier):
concentração, pressão, temperatura e efeito dos catalisadores;
Equilíbrio químico em meio aquoso (pH, contante de ionização,
Ks); Tabela Periódica.
LIGAÇÃO
QUÍMICA: Tabela periódica; Propriedade dos materiais; Tipos de
ligações químicas em relação as propriedades dos materiais;
Solubilidade e as ligações químicas; interações intermoleculares
e as propriedades das substâncias moleculares; Ligações de
Hidrogênio; Ligação metálica (elétrons semi-livres); Ligações
sigma e pi; Ligações polares e apolares; Alotropia.
REAÇÕES
QUÍMICAS: Reações de Oxi-redução; Reações exotérmicas e
endotérmicas; Diagramas das reações exotérmicas e endotérmicas;
Variação da entalpia; Calorias; Equações termoquímicas;
Princípios da termodinâmica; Lei de Hess; Entropia e energia livre,
Calorimetria; Tabela Periódica.
RADIOATIVIDADE:
Modelos atômicos (Rutherford); Elementos químicos (radioativos);
Tabela Periódica; Reações químicas; Velocidade das reações;
Emissões Radioativas; Leis da radioatividade; Cinética das reações
químicas; fenômenos radiativos (fusão e fissão nuclear).
GASES:
Estados físicos da matéria; Tabela Periódica; Propriedades dos
gases (densidade/difusão e efusão, pressão x temperatura, pressão
x volume, temperatura x volume); Modelo de partículas para materiais
gasosos; Misturas gasosas; Diferença entre gás e vapor; Leis dos
gases.
FUNÇÕES
QUÍMICAS: Funções Orgânicas; Funções Inorgânicas; Tabela
Periódica.
PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO
A
avaliação será concebida de forma processual e formativa, sob os
condicionantes do diagnóstico e da continuidade. Processo que ocorre
em interações recíprocas, no dia a dia, no transcorrer da própria
aula e não apenas de modo pontual; portanto está sujeita a
alterações no seu desenvolvimento.
A
avaliação deverá levar em conta o conhecimento prévio do aluno e
como ele supera suas concepções espontâneas, além de orientar e
facilitar a aprendizagem.
Em
Química, o principal critério de avaliação é a formação de
conceitos científicos, valorizando assim, uma ação includente dos
conhecimentos anteriores dos alunos e a interação da dinâmica dos
fenômenos naturais por meio de conceitos químicos.
Será
avaliada às várias formas de expressão dos alunos, como: prova,
leitura e interpretação de textos, produção de textos, leitura e
interpretação da tabela periódica, pesquisas bibliográficas,
relatórios de aulas em laboratório, entre outros. Estes
instrumentos serão selecionados de acordo com cada conteúdo e
objetivo de ensino.
Conteúdos
Específicos para Avaliação:
1a
AVALIAÇÃO – 32 h/a
Matéria
e Substâncias
1
Transformações e propriedades das substâncias:
1.1
Transformações químicas
1.2
Química, tecnologia e sociedade
1.3
Propriedade das substâncias
1.4
Identificação das substâncias
2
Materiais e processos de separação:
2.1
Materiais e substâncias
2.2
Processos de separação de substâncias
3
Constituintes das substâncias, Química e Ciência:
3.1
Da Alquimia à Química
3.2
Conhecimento científico e senso comum
3.3
Constituintes da matéria
3.4
A Química e sua linguagem
Estudo
dos Gases
4
Estudo dos gases
4.1
Medidas, fenômenos e modelos
4.2
Grandezas do estado gasoso
4.3
Propriedades dos gases
4.4
Lei dos Gases
4.5
Lei geral dos Gases
4.6
Teoria cinética dos gases
2a
AVALIAÇÃO – 32 h/a
Estrutura
Atômica
5
Modelos atômicos
5.1
Modelos e teorias
5.2
Modelo atômico de Dalton
5.3
O modelo atômico de Thomson
5.4
Modelo atômico de Rutherford
5.5
O átomo e suas partículas
5.6
Modelo atômico de Bhor
5.7
Modelo quântico para o átomo
5.8
Configuração eletrônica
Tabela
Periódica
6
Classificação dos elementos químicos:
6.1
Elementos químicos: síntese, descoberta e simbologia
6.2
Breve histórico da classificação dos elementos
6.3
Classificação moderna dos elementos químicos
6.4
A lei periódica
6.5
Propriedades Periódicas
Ligações
Químicas (Ligações entre as Moléculas)
7
Ligações iônica, covalente e metálica:
7.1
Ligação iônica
7.2
Regra do octeto
7.3
Representação das substâncias iônicas
7.4
Ligação covalente
7.5
Tipos de ligação covalente
7.6
Fórmula estrutural
Substâncias
Orgânicas e Inorgânicas
8
Interações entre constituintes e propriedades de substâncias
inorgânicas e orgânicas:
8.1
Interações entre constituintes
8.2
Forças moleculares
8.3
Substâncias inorgânicas
8.4
Substâncias orgânicas
8.5
Nomenclatura química
3a
AVALIAÇÃO – 32 h/a
Estequiometria
9
Unidades utilizadas pelo químico:
9.1
Grandezas físicas
9.2
Massa atômica
9.3
Quantidade de matéria
9.4
Constante de Avogrado
9.5
Massa atômica, molecular e molar
10
Cálculos químicos
10.1
As leis das reações químicas
10.2
Balanceamento de equação química
10.3
Estequiometria
10.4
Rendimento das reações
Soluções
11
Soluções, coloides, agregados, concentração e composição
11.1
Soluções, coloides e agregados
11.2
Grandezas físicas usadas nas relações quantitativas dos materias
11.3
Concentração e suas unidades
11.4
Composição
11.5
Diluição de soluções
Propriedades
Coligativas
12
Propriedades da água, solubilidade e propriedades coligativas
12.1
Propriedades da água
12.2
Água e solubilidade dos materiais
12.3
Propriedades coligativas
Funções
Orgânicas
13
Petróleo, introdução à Química Orgânica, hidrocarbonetos e
álcoois
13.1
Petróleo e Química Orgânica
13.2
Propriedades dos átomos de carbono
13.3
Cadeias carbônicas
13.4
Hidrocarbonetos
13.5
Petróleo e sua composição química
13.6
Álcoois
13.7
Nomenclatura das substâncias orgânicas
13.8
Outras funções orgânicas
Termoquímica
14
Termoquímica
14.1
Termoquímica e calor
14.2
Calorimetria
14.3
Transformações de energia
14.4
Calor de reação: entalpia
14.5
Lei de Hess
4a
AVALIAÇÃO – 32 h/a
Cinética
Química e Reações Químicas
15
Cinética química
15.1
Cinética química
15.2
Teoria das colisões
15.3
Fatores que influenciam a rapidez das reações
15.4
Mecanismos de reação
15.5
Catálise
Radioatividade
16
Modelos atômicos, radioatividade e energia nuclear
16.1
Modelos atômicos
16.2
Radioatividade
16.3
Transformações nucleares
16.4
Usinas Nucleares
Eletroquímica
17 Óxido redução e pilhas químicas
17.1 Óxido redução
17.2
Número de oxidação
17.3
Pilhas eletroquímicas
17.4
A pilha de Daniel
17.5
Potencial elétrico de pilhas
17.6
Tipos de pilhas e baterias
Funções
Inorgânicas
18
Substâncias inorgânicas
18.1
Ácidos e bases
18.2
Teorias de ácidos e bases
18.3
A neutralização de ácidos e bases – sais
18.4
Óxidos
18.5
Sais
Equilíbrio
Químico e Reações Químicas
19
Equilíbrio químico
19.1
Reações químicas e reversibilidade
19.2
Sistemas químicos reversíveis
19.3
Equilíbrio Químico
19.4
Alterações do estado de equilíbrio
19.5
Principio de Le Chatelier
Notas
Atividades
realizadas, listas de exercícios: valor 2,0 pontos
Trabalho:
valor 2,0 pontos
Prova
de verificação: valor 6,0 pontos
Prova
de reavaliação: valor 6,0 pontos (recuperação paralela)
Trabalho
de reavaliação: valor 4,0 pontos (recuperação paralela)
METODOLOGIA
O
processo pedagógico deverá partir do conhecimento prévio dos
estudantes, no qual se incluem as ideias preconcebidas sobre o
conhecimento da Química, ou as concepções espontâneas, a partir
das quais será elaborado o conceito científico.
A
concepção espontânea sobre conceitos que o estudante adquire no
seu dia a dia, na interação com os diversos objetos no seu espaço
de convivência, faz-se presente no início do processo
ensino aprendizagem. Por sua vez, a concepção científica envolve
um saber socialmente construído e sistematizado, que requer
metodologias específicas para ser disseminado no ambiente escolar. A
escola, é por excelência, o lugar onde se lida com o conhecimento
científico historicamente produzido.
Quando
os estudantes chegam à escola, não são desprovidos de
conhecimento. Uma sala de aula reúne pessoas com diferentes
costumes, tradições, preconceitos e ideias que dependem também
dessa origem. Isso torna impossível a adoção de um único
encaminhamento metodológico para todos os alunos.
O
ensino de Química deve contribuir para que o estudante tenha uma
visão mais abrangente do universo. Assim as fórmulas matemáticas
não serão o objeto central da aprendizagem, pois apenas representam
modelos, elaborados para entender determinado fenômeno ou evento
químico.
Os
experimentos podem ser o ponto de partida para a compreensão de
conceitos e sua relação com as ideias discutidas em sala de aula.
Os estudantes, assim, estabelecem relações entre teoria e prática,
ao mesmo tempo, expressam ao professor suas dúvidas.
A
Química estuda o mundo material e sua constituição. Considera-se
importante propor aos alunos leituras que contribuam para a sua
formação e identificação cultural, que possam constituir elemento
motivador para a aprendizagem da Química e contribuir,
eventualmente, para a criação do hábito da leitura.
As
aulas serão expositivas e práticas partindo do conhecimento prévio
dos alunos, com a utilização do livro didático: Química
Cidadã, livros pedagógicos, textos científicos, bem como,
situações vividas na prática e relacionando com o conteúdo
científico sistematizado.
Serão
utilizados os laboratórios de ciências e informática, a tv
pendrive para vídeos e teleaulas(Novo Telecurso – Química), o
Blog do Prof. Adão Reinaldo Farias: Física e Química no Cotidiano,
além de outros blogs e sites, que através de seu conteúdo possam
auxiliar na construção e reconstrução de significados do
conhecimento químico.
REFERÊNCIAS
PARANÁ,
Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da
rede pública de educação básica do Estado do Paraná: Química.
Curitiba: SEED/DEM, 2009.
QUÍMICA.
In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia
Foundation, 2011. Acesso em: 23 fev. 2014.
BELTRAN, N. O.; CISCATO, C. A. Química. São Paulo: Cortez, 1991.
BELTRAN, N. O.; CISCATO, C. A. Química. São Paulo: Cortez, 1991.
Química
cidadã: materiais, substâncias, constituintes, química ambiental e
suas implicações sociais, volume 1: ensino médio / Wildson Luiz
Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mól, (coords.). - 1. ed. - São
Paulo: Nova Geração, 2010. - (Coleção química para a nova
geração)
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