Plano de Trabalho Docente
C.E.
Conjunto João de Barro
Disciplina:
Física
Séries:
1º, 2º e 3º Ano – Ensino Médio
Professor:
Adão Reinaldo Farias
Marialva
– PR
2013
FUNDAMENTOS
DA DISCIPLINA
Antigos
registros históricos já mostravam que os seres humanos se
preocupavam em entender e explicar o mundo no qual viviam. Ao longo
do tempo, temos organizado muito desse entendimento e tentado, com
ele construir nosso mundo.
Uma
sociedade se caracteriza por uma visão de mundo que inclui
conhecimento, hábitos e costumes, mitos e crenças. Também,
caracteriza-se pelo modo de produção que determina as relações
entre os homens, suas condições de vida, em cuja base está o
trabalho.
A
ciência surge na tentativa de decifrar o universo físico, a qual é
determinada pela necessidade humana de resolver problemas práticos e
demandas materiais em determinada época; logo é histórica e
constitui visão de mundo.
Ciência
significa “conhecimento”. Ela resulta de um processo de
observação, estudo e tentativa de explicar o ambiente em que
vivemos. Ciência é criatividade, é aprender a fazer. Por isso,
explicar e fazer ciência tem que ser por meio de muitas atividades.
A
Física pode ser considerada a base de todas as outras ciências e da
tecnologia, pois estuda os componentes básicos de um determinado
fenômeno e as leis que governam suas interações. Através da
Física, dentro de uma perspectiva histórico-crítica, podemos
formar sujeitos por meio de conteúdos que o levem a compreensão do
universo, sua evolução, suas transformações e as interações que
nele se apresenta.
OBJETIVO
GERAL
A
Física é uma ciência que tem como objeto de estudo o Universo, sua
evolução e as interações que nele se apresentam. Por alguma
razão, os fenômenos da natureza obedecem equações matemáticas,
possibilitando elaborar modelos para compreender os fenômenos da
natureza.
Compreender
a importância da cultura produzida pelos homens, é importante para
entender a relevância histórica dessa produção dentro da história
da humanidade.
Visualizar
a elegância das teorias físicas, a emoção dos debates em torno
das idéias científicas, a grandeza dos princípios físicos,
desafia a todos nós, professores e estudantes, de compartilharmos,
ainda com um pouco de Matemática, os conceitos e a evolução da
Física, presentes desde que o homem, por necessidade ou curiosidade,
passou a se preocupar com o estudo dos fenômenos naturais. (MENEZES,
2005).
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
O
estudo dos movimentos, a mecânica de Newton, é importante por estar
fortemente ligado às questões externas ao meio científico como,
por exemplo, as guerras, o comércio, os mitos e a religião. Também
permite compreender fenômenos ligados ao cotidiano, como caminhar, o
movimento de projéteis e dos automóveis, o equilíbrio de corpos em
um meio fluído, o movimento dos planetas em torno do Sol e o da Lua
em torno da Terra. Ressalte-se, ainda, a importância de algumas
entidades físicas, aplicadas a partículas como as ondas, por
exemplo, o momentum e a energia, cuja compreensão é importante para
estudos que vão desde a colisão de duas bolas de gude até a
compreensão de processos que envolvem a moderna cosmologia.
Na
História, encontramos outra grande síntese, hoje chamada Leis da
Termodinâmica. Seus estudos se baseiam nos conceitos de temperatura,
calor, entropia e nas relações entre calor e trabalho mecânico.
Através dos estudos da termodinâmica, foi possível entender o
mundo microscópico da matéria. Entender os processos em que ocorrem
trocas de calor, tão presentes no cotidiano, e seus principais
conceitos, torna-se fundamental para que a Física seja vista como
uma Ciência em construção e, também, para se compreender o
universo.
Também
são objetos de estudo da Física os fenômenos em que a carga
elétrica se apresenta. O eletromagnetismo, seu conhecimento e sua
aplicação não estão ligados apenas à compreensão da natureza,
mas também às inúmeras inovações tecnológicas surgidas no
último século, a partir dos trabalhos de Maxwell, cujas equações
levam às quatro Leis do Eletromagnetismo clássico.
Assim,
os três conteúdos – Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo
– são estruturantes porque indicam desdobramentos em conteúdos
específicos que permitem trabalhar o objeto de estudo da Física da
forma mais abrangente possível.
CONTEÚDOS
ESTRUTURANTES:
Movimentos,
Termodinâmica e Eletromagnetismo.
CONTEÚDOS
BÁSICOS:
Momentum
e Inércia
Conservação
da Quantidade de Movimento(momentum)
Variação
da Quantidade de Movimento(Impulso)
2a
Lei de Newton
3a
Lei de Newton e Condições de Equilíbrio
Gravitação
Energia,
Princípio da Conservação da Energia, Trabalho e Potência
Lei
Zero da Termodinâmica, 1a e 2a Leis da
Termodinâmica
Carga
Elétrica, Corrente Elétrica, Campo e Ondas Eletromagnéticas
Força
Eletromagnética
Equações
de Maxwell (Lei de Gauss para Eletrostática, Lei de Coulomb, Lei de
Ampère, Lei de Gauss Magnética e Lei de Faraday)
A
Natureza da Luz e suas Propriedades
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS:
1º
ANO
INTRODUÇÃO
À FÍSICA
Campo
de estudo e atuação da Física
História
da Física
A
Física contemporânea e suas aplicações tecnológicas
MECÂNICA
Movimentos
retilíneos
Movimentos
curvilíneos
Movimento
circular uniforme
Queda
livre
Os
Princípios da Mecânica (Leis de Newton)
Energia,
Trabalho e Potência
Impulso
e quantidade de movimento
Gravitação
Universal
Hidrostática
2º
ANO
FÍSICA
TÉRMICA
Fenômenos
térmicos
O
calor e a temperatura
O
fenômeno da dilatação nos sólidos, líquidos e gases
As
mudanças de estado físico da matéria
Trocas
e transmissão do calor
Comportamento
térmico dos gases
Leis
da Termodinâmica
ONDULATÓRIA
Fenômenos
ondulatórios
Ondas
mecânicas e eletromagnéticas
Natureza
ondulatória e quântica da luz
ÓPTICA
Fenômenos
luminosos
Princípios
da Óptica Geométrica
Aplicações
do fenômeno da reflexão e reflação da luz
Lentes
e instrumentos ópticos de observação
Espelhos
A
óptica e o olho humano
3º
ANO
ELETRICIDADE
E MAGNETISMO
Fenômenos
elétricos e magnéticos
Aspectos
estáticos e dinâmicos da eletricidade
A
Lei de Coulomb
Campo
elétrico e potencial elétrico
Corrente
elétrica
Geradores
e circuitos elétricos
Campo
magnético
Indução
magnética
Equações
de Maxwell
ENERGIA
Energia
e suas transformações
Fontes
e tipos de energia
Energia,
meio ambiente e os potenciais energéticos do Brasil
A
energia elétrica nas residências
PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO
A
avaliação deverá levar em conta os pressupostos teóricos adotados
nas Diretrizes Curriculares. Ao considerar importantes os aspectos
históricos, conceituais e culturais, a evolução das ideias em
Física e a não-neutralidade da ciência, a avaliação se verifica
pelo progresso do estudante quanto a esses aspectos. Avaliar é
considerar a apropriação dos objetos da Física pelos estudantes.
A
avaliação terá um caráter diversificado e verificará aspectos
como:
-
a compreensão dos conceitos físicos;
-
a capacidade de análise de um texto, seja ele literário ou
científico, para uma opinião que leve em conta o conteúdo físico;
-
a capacidade de elaborar um relatório sobre um experimento ou
qualquer outro evento que envolva a Física.
No
entanto, a avaliação não poderá ser usada para classificar os
alunos com uma nota, com o objetivo de testar o aluno ou mesmo
puni-lo, mas sim de auxiliá-lo na aprendizagem. Ou seja, trata-se de
tomá-la como instrumento para intervir no processo de aprendizagem
do estudante, cuja finalidade e sempre seu crescimento.
Conteúdos
Específicos a serem avaliados:
1.º
ano – 1.º bimestre
1
Introdução à Física
1.1
Campo de estudo e atuação, grandezas físicas e unidades de medida
1.2
História da Física
1.3
A Física contemporânea e suas aplicações tecnológicas
2
Movimentos Retilíneos
2.1
Galileu e o estudo dos movimentos
2.2
Movimento retilíneo uniforme
2.3
Movimento retilíneo uniformemente variado e queda livre
3
Movimentos curvilíneos
3.1
Lançamento horizontal e oblíquo
3.2
lançamento oblíquo
4
Movimento circular uniforme
1.º
ano – 2.º bimestre
5
Os Princípios da Mecânica (Leis de Newton), Impulso e Quantidade de
Movimento
5.1
Forças e interações
5.2
Força gravitacional
5.3
Força normal, força de atrito e resistência do ar
5.4
Impulso de uma força
5.5
Quantidade de movimento de um objeto e sua variação
5.6
Lei fundamental dos movimentos ou segunda lei de Newton
5.7
Queda livre e plano inclinado
5.8
Lei da ação e reação
5.9
Lei da inércia
5.10
Conservação da quantidade de movimento
1.º
ano – 3.º bimestre
6
Gravitação Universo
6.1
As leis de Kepler
6.2
Lei da gravitação universal
6.3
Campo gravitacional
6.4
Força Centrípeta
7
Energia
7.1
Energia, formas de energia e conservação
7.2
Conservação da energia mecânica
7.3
Energia potencial de interação e energia dissipada
1.º
ano – 4.º bimestre
8
Trabalho e Potência
8.1
Trabalho: medida da energia transferida e/ou transformada
8.2
Cálculo do trabalho através da energia potencial de interação
gravitacional
8.3
Cálculo do trabalho através da força e do deslocamento
8.4
Potência
9
Hidrostática
9.1
Fluidos, densidade e pressão
9.2
Princípio de Pascal
9.3
Princípio de Arquimedes
2.º
ano – 1.º bimestre
10
Fenômenos térmicos, Calor, Temperatura, Trocas e transmissão de
calor
10.1
Matéria, temperatura e calor
10.2
Conceito de temperatura
10.3
Conceito de calor
10.4
Processos de variação de temperatura
10
Mudanças de estado físico da matéria, Dilatação nos sólidos,
líquidos e nos gases e Comportamento térmico dos gases
10.1
Variação da temperatura
10.2
Mudança de estado físico: fusão e solidificação
10.3
Mudança de estado físico: vaporização e condensação
10.4
Um modelo para mudança de estado
10.5
Dilatação nos sólidos e líquidos
10.6
Dilatação nos gases
2.º
ano – 2.º bimestre
11
Leis da Termodinâmica, Máquinas Térmicas
11.1
A utilização das máquinas térmicas
11.2
A produção do movimento nas máquinas térmicas
11.3
As transforações gasosas no motor de um automóvel
11.4
As leis da termodinâmicas
2.º
ano – 3.º bimestre
12
Fenômenos ondulatórios, Ondas mecânicas e eletromagnéticas, A
óptica e o olho humano, Fenômenos luminosos, Lentes e instrumentos
ópticos de observação e Princípios da Óptica Geométrica
12.1
Luz e visão
12.2
Diferentes interação luz-matéria
12.3
A representação da luz
13
Espelhos, Aplicações do fenômeno da reflexão e refração da luz
13.1
Espelhos
13.2
Leis da reflexão
13.3
A construção de imagens em espelhos esféricos
13.4
Localização e caracterização de imagens nos espelhos esféricos
2.º
ano – 4.º bimestre
14
Refração
14.1
Refração da luz
14.2
Leis da refração da luz
14.3
Imagens obtidas por refração
14.4
Caracterização das lentes esféricas delgadas e de suas imagens
14.5
Reflexão total
15
Natureza ondulatória e quântica da luz
15.1
Luz como partícula
15.2
A difração da luz
15.3
A interferência luminosa
15.4
A polarização da luz
15.5
A refração da luz branca no prisma e na atmosfera
15.6
A velocidade de luz na refração
3.º
ano – 1.º bimestre
16
Fenômenos elétricos e magnéticos, Aspectos estáticos e dinâmicos
da eletricidade, Corrente elétrica, Geradores e circuitos elétricos
16.1
Circuitos elétricos
16.2
Transformações de energia nos aparelhos elétricos
16.3
Caracterização dos aparelhos elétricos e suas fontes
16.4
Corrente elétrica
16.5
Resistência elétrica
16.6
Efeito Joule
16.7
Associação em paralelo e em série de resistores e fontes
16.8
Curto-circuito, fontes ou geradores e receptores
3.º
ano – 2.º bimestre
17
Campo elétrico e potencial elétrico, A Lei de Coulomb
17.1
A matéria vista por dentro
17.2
Processos de eletrização
17.3
Pilhas e baterias: campo elétrico
17.4
Campo e força elétricos
17.5
Tensão e energia potencial elétrica
17.6
Modelo de corrente elétrica nos metais
3.º
ano – 3.º bimestre
18
Campo magnético
18.1
Bússolas e imãs
18.2
Terra, bússolas e imãs: a interação magnética
18.3
O campo magnético
18.4
O imã e o eletroimã
18.5
A interação entre correntes
19
Indução magnética, Equações de Maxwell, Energia e suas
transformações, Fontes e tipos de energia, Energia, meio ambiente e
os potenciais energéticos do Brasil, A energia elétrica nas
residências
19.1
Faraday e o fenômeno da indução eletromagnética
19.2
A lei de Lenz e a lei de Faraday
19.3
As usinas e a distribuição de energia elétrica
3.º
ano – 4.º bimestre
20
Tópicos da Física moderna
20.1
Um novo paradigma
20.2
A física moderna que podemos encontrar no laser, na cultura e no
entrenimento
20.3
Da bomba atômica à radioterapia
20.4
O núcleo atômico
Notas
Atividades
realizadas, lista de exercícios: valor 2,0 ponto
Trabalho
realizado: valor 2,0 ponto
Prova
de verificação: valor 6,0 pontos
Prova
de reavaliação: valor 6,0 pontos (recuperação paralela)
Trabalho
de reavaliação: valor 4,0 pontos (recuperação paralela)
METODOLOGIA
É
importante que no processo pedagógico, na disciplina de Física,
parta do conhecimento prévio dos estudantes, pois, o estudante
adquire a concepção espontânea no dia a dia, na interação com os
diversos objetos no seu espaço de convivência, os quais, na escola,
fazem-se presentes ao iniciar o processo de ensino-aprendizagem. Por
sua vez, a concepção científica envolve um saber socialmente
construído e sistematizado, que requer metodologias específicas
para ser transmitido no ambiente escolar. A escola é, por
excelência, o lugar onde se lida com o conhecimento científico
historicamente produzido. A composição de uma sala de aula mistura
pessoas com diferentes costumes, tradições, preconceitos e ideias
que dependem também dessa origem, o que torna impossível moldá-las
como se fossem iguais. Num determinado conteúdo, o professor terá
que considerar o que eles conhecem. Talvez será o ponto de partida
para o início de uma aprendizagem que agregue significados para
professor e estudantes. É imprescindível que o professor cumpra sua
função de uma espécie de “informante científico”, para ir
além do limite da informação e atingir a fronteira da formação,
através de uma mediação não-aleatória, mas identificada pelo
conhecimento físico, num processo organizado e sistematizado pelo
professor.
No
desenvolvimento dos conteúdos será abordado a importância da
Física no mundo, com relevância aos aspectos históricos, o
conhecimento enquanto construção humana e a constante evolução do
pensamento científico, assim como, as relações das descobertas
científicas com as aplicações tecnológicas na contemporaneidade.
O
uso da experimentação é viável e necessário no espaço e tempo
mesmo que seja por meio de demonstração feita pelo professor, ou da
utilização de materiais alternativos e de baixo custo, na
construção e demonstração dos experimentos.
A
estratégia de brinquedos e jogos no ensino de Física será
utilizado para que o educando possa ser instigado a pesquisar e
propor soluções.
As
aulas serão expositivas e práticas partindo do conhecimento prévio
dos alunos, utilizando textos do livro pedagógico: Física e
Realidade, textos científicos, bem com situações vividas na
prática e relacionando com o conteúdo científico sistematizado.
Serão
utilizados o laboratório de ciências para aulas práticas e o
laboratório de informática para pesquisa em blogs e sites que
tenham como conteúdo a Física e outras ciências e o Blog do Prof.
Adão Reinaldo Farias (Física e Química no Cotidiano).
Na
TV pendrive será exibido vídeos e aulas do Novo Telecurso para
auxiliar na compreensão dos conceitos físicos.
REFERÊNCIAS
PARANÁ,
Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da
rede pública de educação básica do Estado do Paraná: Física.
Curitiba: SEED/DEM, 2009.
GONÇALVES
FILHO, Aurelio. Física e Realidade: ensino médio física –
Aurelio Gonçalves Filho, Carlos Toscano. -1. ed. - São Paulo:
Scipione,2010. (Coleção Física e realidade).
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