segunda-feira, 11 de março de 2013

EJA - PTD QUÍMICA / 2013


PLANO DE TRABALHO DOCENTE


C. E. Dr. Felipe S. Bittencourt



Disciplina: Química

EJA – Ensino Médio


PROF.: ADÃO REINALDO FARIAS


MARIALVA - PR


ANO: 2013

FUNDAMENTOS DA DISCIPLINA

A Química está presente em todo processo de desenvolvimento das civilizações, a partir das primeiras necessidades humanas, tais como: a comunicação, o domínio do fogo e, posteriormente, o domínio do processo de cozimento necessário à sobrevivência, bem como a fermentação, o tingimento e a vitrificação. Na história do conhecimento químico, inicialmente, o ser humano conheceu a extração, produção e o tratamento de metais como o cobre, o bronze, o ferro e o ouro, facilitando a sua maneira de viver.

A ciência química surge no século XVII, a partir dos estudos de alquimia, populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da Química se recolhem pela primeira vez, na obra do cientista britânico Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661). A Química, como tal, começa um século mais tarde, com os trabalhos do francês Antoine Lavoisier e suas descobertas em relação ao oxigênio, à lei da conservação da massa e à refutação da teoria do flogisto como teoria da combustão. Ou seja a Química foi criada no Séc. XVII e ai deu inicio, e logo após teve a Química Moderna (WIKIPEDIA, 2010).

O conhecimento químico, assim como os demais, não é algo pronto, acabado e inquestionável, mas em constante transformação. Esse processo de elaboração do conhecimento ocorre a partir das necessidades humanas, uma vez que a Ciência é construída pelos homens e mulheres, falível e inseparável dos processos sociais, políticos e econômicos.

A Química está presente nas necessidades básicas dos seres humanos, como a alimentação, o vestuário, a saúde, e o ser humano como cidadão tem que compreender tudo isso. Ela não é uma coisa ruim que só polui(como alguns pensam devido à alguns acontecimentos divulgados na mídia), ela está presente na procura de novos produtos, sendo cada vez mais solicitada nas novas áreas específicas surgidas nos últimos anos: biotecnologia, química fina, pesquisas direcionadas para a oferta de alimentos e medicamentos.

Ter conhecimento de Química, ainda que no mínimo, faz-se necessário para que um indivíduo possa posicionar-se em relação aos problemas ambientais atuais, exercendo assim sua cidadania. Ter noções básicas de Química e conhecê-la capacita o indivíduo para que ele possa usufruir dos benefícios da aplicação do conhecimento químico para toda à sociedade, bem como, se posicionar em relação aos diversos problemas da vida contemporânea. Por outro lado, saber como se processa o conhecimento químico pode subsidiar o indivíduo de um pensamento histórico crítico mais fundamentado. Pois, o estudo dessa disciplina permite a compreensão da formulação de hipóteses, do controle de variáveis de um processo, da generalização de fatos por uma lei, da elaboração de uma teoria e da construção de modelos científicos (BELTRAN E CISCATO, 1991, p. 16).


OBJETIVO GERAL

A Química é a ciência que tem como objeto de estudo as substâncias e os materiais, sustentada pela tríade composição, propriedades e transformações.
A Química (do egípcio keme (chem), significando “terra”), é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, de suas propriedades combinatórias, de seus processos de obtenção, de suas aplicações e de sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante essas transformações (WIKIPEDIA, 2011).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para atingir os objetivos específicos da disciplina de Química, são propostos os seguintes conteúdos estruturantes:

- Matéria e sua natureza: é o conteúdo estruturante que identifica a disciplina de Química, por se tratar da essência da matéria. É ele que abre caminho para um melhor entendimento dos demais conteúdos estruturantes. A abordagem da história da Química é necessária para a compreensão de teorias e, em especial, dos modelos atômicos. A concepção de átomo é imprescindível para que se possam entender os aspectos macroscópicos dos materiais com que o ser humano está em contato diário e perceber o que ocorre no interior das substâncias, ou seja, o comportamento microscópico.

- Biogeoquímica: este conteúdo estruturante é caracterizado pelas interações existentes entre a hidrosfera, litosfera e atmosfera. Historicamente, constitui-se a partir de uma sobreposição de biologia, Geologia e Química.

- Química sintética: este conteúdo estruturante foi consolidado a partir da apropriação da Química na síntese de novos produtos e novos materiais, e permite o estudo que envolve produtos farmacêuticos, a indústria alimentícia (conservantes, acidulantes, aromatizantes, edulcorantes), fertilizantes e agrotóxicos.



CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

Matéria sua Natureza, Biogeoquímica e Química Sintética.



CONTEÚDOS BÁSICOS


MATÉRIA: Constituição da matéria; Estados de agregação; Natureza elétrica da matéria; Modelos atômicos (Rutherford, Thomson, Dalton, Bohr...); Estudo dos metais; Tabela Periódica.

SOLUÇÃO: Substância simples e composta; Misturas; Métodos de separação; Solubilidade; Concentração; Forças intermoleculares; Temperatura e pressão; Densidade; Dispersão e suspensão; Tabela Periódica.

VELOCIDADE DAS REAÇÕES: Reações químicas; Lei das reações químicas; Representações das reações químicas; Condições fundamentais para ocorrência das reações químicas (natureza dos reagentes, contato entre os reagentes, teoria de colisão); Fatores que interferem na velocidade das reações químicas (superfície de contato, temperatura, catalisador, concentração dos reagentes, inibidores); Lei da velocidade das reações químicas; Tabela Periódica.

EQUILÍBRIO QUÍMICO: Reações químicas reversíveis; Concentração; Relações matemáticas e o equilíbrio químico (constante de equilíbrio); Deslocamento de equilíbrio (princípio de Le Chatelier): concentração, pressão, temperatura e efeito dos catalisadores; Equilíbrio químico em meio aquoso (pH, contante de ionização, Ks); Tabela Periódica.

LIGAÇÃO QUÍMICA: Tabela periódica; Propriedade dos materiais; Tipos de ligações químicas em relação as propriedades dos materiais; Solubilidade e as ligações químicas; interações intermoleculares e as propriedades das substâncias moleculares; Ligações de Hidrogênio; Ligação metálica (elétrons semi-livres); Ligações sigma e pi; Ligações polares e apolares; Alotropia.

REAÇÕES QUÍMICAS: Reações de Oxi-redução; Reações exotérmicas e endotérmicas; Diagramas das reações exotérmicas e endotérmicas; Variação da entalpia; Calorias; Equações termoquímicas; Princípios da termodinâmica; Lei de Hess; Entropia e energia livre, Calorimetria; Tabela Periódica.

RADIOATIVIDADE: Modelos atômicos (Rutherford); Elementos químicos (radioativos); Tabela Periódica; Reações químicas; Velocidade das reações; Emissões Radioativas; Leis da radioatividade; Cinética das reações químicas; fenômenos radiativos (fusão e fissão nuclear).

GASES: Estados físicos da matéria; Tabela Periódica; Propriedades dos gases (densidade/difusão e efusão, pressão x temperatura, pressão x volume, temperatura x volume); Modelo de partículas para materiais gasosos; Misturas gasosas; Diferença entre gás e vapor; Leis dos gases.

FUNÇÕES QUÍMICAS: Funções Orgânicas; Funções Inorgânicas; Tabela Periódica.


PROPOSTA DE AVALIAÇÃO

A avaliação será concebida de forma processual e formativa, sob os condicionantes do diagnóstico e da continuidade. Processo que ocorre em interações recíprocas, no dia a dia, no transcorrer da própria aula e não apenas de modo pontual; portanto está sujeita a alterações no seu desenvolvimento.

A avaliação deverá levar em conta o conhecimento prévio do aluno e como ele supera suas concepções espontâneas, além de orientar e facilitar a aprendizagem.

Em Química, o principal critério de avaliação é a formação de conceitos científicos, valorizando assim, uma ação includente dos conhecimentos anteriores dos alunos e a interação da dinâmica dos fenômenos naturais por meio de conceitos químicos.

Será avaliada às várias formas de expressão dos alunos, como: prova, leitura e interpretação de textos, produção de textos, leitura e interpretação da tabela periódica, pesquisas bibliográficas, relatórios de aulas em laboratório, entre outros. Estes instrumentos serão selecionados de acordo com cada conteúdo e objetivo de ensino.


CONTEÚDOS ESPECÍFICOS AVALIADOS


1a AVALIAÇÃO – 32 h/a

Matéria e Substâncias

1 Transformações e propriedades das substâncias:
1.1 Transformações químicas
1.2 Química, tecnologia e sociedade
1.3 Propriedade das substâncias
1.4 Identificação das substâncias

2 Materiais e processos de separação:
2.1 Materiais e substâncias
2.2 Processos de separação de substâncias

3 Constituintes das substâncias, Química e Ciência:
3.1 Da Alquimia à Química
3.2 Conhecimento científico e senso comum
3.3 Constituintes da matéria
3.4 A Química e sua linguagem

Estudo dos Gases

4 Estudo dos gases
4.1 Medidas, fenômenos e modelos
4.2 Grandezas do estado gasoso
4.3 Propriedades dos gases
4.4 Lei dos Gases
4.5 Lei geral dos Gases
4.6 Teoria cinética dos gases


2a AVALIAÇÃO – 64 h/a

Estrutura Atômica

5 Modelos atômicos
5.1 Modelos e teorias
5.2 Modelo atômico de Dalton
5.3 O modelo atômico de Thomson
5.4 Modelo atômico de Rutherford
5.5 O átomo e suas partículas
5.6 Modelo atômico de Bhor
5.7 Modelo quântico para o átomo
5.8 Configuração eletrônica

Tabela Periódica

6 Classificação dos elementos químicos:
6.1 Elementos químicos: síntese, descoberta e simbologia
6.2 Breve histórico da classificação dos elementos
6.3 Classificação moderna dos elementos químicos
6.4 A lei periódica
6.5 Propriedades Periódicas

Ligações Químicas (Ligações entre as Moléculas)

7 Ligações iônica, covalente e metálica:
7.1 Ligação iônica
7.2 Regra do octeto
7.3 Representação das substâncias iônicas
7.4 Ligação covalente
7.5 Tipos de ligação covalente
7.6 Fórmula estrutural

Substâncias Orgânicas e Inorgânicas

8 Interações entre constituintes e propriedades de substâncias inorgânicas e orgânicas:
8.1 Interações entre constituintes
8.2 Forças moleculares
8.3 Substâncias inorgânicas
8.4 Substâncias orgânicas
8.5 Nomenclatura química

3a AVALIAÇÃO – 96 h/a

Estequiometria

9 Unidades utilizadas pelo químico:
9.1 Grandezas físicas
9.2 Massa atômica
9.3 Quantidade de matéria
9.4 Constante de Avogrado
9.5 Massa atômica, molecular e molar

10 Cálculos químicos
10.1 As leis das reações químicas
10.2 Balanceamento de equação química
10.3 Estequiometria
10.4 Rendimento das reações

Soluções

11 Soluções, coloides, agregados, concentração e composição
11.1 Soluções, coloides e agregados
11.2 Grandezas físicas usadas nas relações quantitativas dos materias
11.3 Concentração e suas unidades
11.4 Composição
11.5 Diluição de soluções

Propriedades Coligativas

12 Propriedades da água, solubilidade e propriedades coligativas
12.1 Propriedades da água
12.2 Água e solubilidade dos materiais
12.3 Propriedades coligativas

Funções Orgânicas

13 Petróleo, introdução à Química Orgânica, hidrocarbonetos e álcoois
13.1 Petróleo e Química Orgânica
13.2 Propriedades dos átomos de carbono
13.3 Cadeias carbônicas
13.4 Hidrocarbonetos
13.5 Petróleo e sua composição química
13.6 Álcoois
13.7 Nomenclatura das substâncias orgânicas
13.8 Outras funções orgânicas


Termoquímica

14 Termoquímica
14.1 Termoquímica e calor
14.2 Calorimetria
14.3 Transformações de energia
14.4 Calor de reação: entalpia
14.5 Lei de Hess


4a AVALIAÇÃO – 128 h/a

Cinética Química e Reações Químicas

15 Cinética química
15.1 Cinética química
15.2 Teoria das colisões
15.3 Fatores que influenciam a rapidez das reações
15.4 Mecanismos de reação
15.5 Catálise

Radioatividade

16 Modelos atômicos, radioatividade e energia nuclear
16.1 Modelos atômicos
16.2 Radioatividade
16.3 Transformações nucleares
16.4 Usinas Nucleares

Eletroquímica

17 Oxidorredução e pilhas químicas
17.1 Oxidorredução
17.2 Número de oxidação
17.3 Pilhas eletroquímicas
17.4 A pilha de Daniel
17.5 Potencial elétrico de pilhas
17.6 Tipos de pilhas e baterias

Funções Inorgânicas

18 Substâncias inorgânicas
18.1 Ácidos e bases
18.2 Teorias de ácidos e bases
18.3 A neutralização de ácidos e bases – sais
18.4 Óxidos
18.5 Sais

Equilíbrio Químico e Reações Químicas

19 Equilíbrio químico
19.1 Reações químicas e reversibilidade
19.2 Sistemas químicos reversíveis
19.3 Equilíbrio Químico
19.4 Alterações do estado de equilíbrio
19.5 Principio de Le Chatelier


Notas

Atividades realizadas, listas de exercícios: valor 2,0 pontos
Trabalho: valor 2, 0 pontos
Prova de verificação: valor 6,0 pontos
Prova de reavaliação: valor 6,0 pontos (recuperação paralela)
Trabalho de reavaliação: valor 4,0 pontos (recuperação paralela)


METODOLOGIA

O processo pedagógico deverá partir do conhecimento prévio dos estudantes, no qual se incluem as ideias preconcebidas sobre o conhecimento da Química, ou as concepções espontâneas, a partir das quais será elaborado o conceito científico.

A concepção espontânea sobre conceitos que o estudante adquire no seu dia a dia, na interação com os diversos objetos no seu espaço de convivência, faz-se presente no início do processo ensino-aprendizagem. Por sua vez, a concepção científica envolve um saber socialmente construído e sistematizado, que requer metodologias específicas para ser disseminado no ambiente escolar. A escola, é por excelência, o lugar onde se lida com o conhecimento científico historicamente produzido.

Quando os estudantes chegam à escola, não são desprovidos de conhecimento. Uma sala de aula reúne pessoas com diferentes costumes, tradições, preconceitos e ideias que dependem também dessa origem. Isso torna impossível a adoção de um único encaminhamento metodológico para todos os alunos.

O ensino de Química deve contribuir para que o estudante tenha uma visão mais abrangente do universo. Assim as fórmulas matemáticas não serão o objeto central da aprendizagem, pois apenas representam modelos, elaborados para entender determinado fenômeno ou evento químico.

Os experimentos podem ser o ponto de partida para a compreensão de conceitos e sua relação com as ideias discutidas em sala de aula. Os estudantes, assim, estabelecem relações entre teoria e prática, ao mesmo tempo, expressam ao professor suas dúvidas.

A Química estuda o mundo material e sua constituição. Considera-se importante propor aos alunos leituras que contribuam para a sua formação e identificação cultural, que possam constituir elemento motivador para a aprendizagem da Química e contribuir, eventualmente, para a criação do hábito da leitura.

As aulas serão expositivas e práticas partindo do conhecimento prévio dos alunos, com a utilização do livro didático público, livros pedagógicos, apostilas da EJA, textos científicos, bem como, situações vividas na prática e relacionando com o conteúdo científico sistematizado.

Serão utilizados os laboratórios de ciências e informática, a tv pendrive para vídeos e teleaulas(Novo Telecurso – Química), o Blog do Prof. Adão Reinaldo Farias: Física e Química no Cotidiano, além de outros blogs e sites, que através de seu conteúdo possam auxiliar na construção e reconstrução de significados do conhecimento químico.


REFERÊNCIAS

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da rede pública de educação básica do Estado do Paraná: Química. Curitiba: SEED/DEM, 2009.

QUÍMICA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em:.. Acesso em: 23 fev. 2012.

BELTRAN, N. O.; CISCATO, C. A. Química. São Paulo: Cortez, 1991.

Química cidadã: materiais, substâncias, constituintes, química ambiental e suas implicações sociais, volume 1: ensino médio / Wildson Luiz Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mól, (coords.). - 1. ed. - São Paulo: Nova Geração, 2010. - (Coleção química para a nova geração)



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