Disciplina:
Química
Séries:
1º, 2º e 3º ano - Ensino Médio
PROF.:
ADÃO REINALDO FARIAS
MARIALVA
- PR
ANO:
2013
FUNDAMENTOS
DA DISCIPLINA
A
Química está presente em todo processo de desenvolvimento das
civilizações, a partir das primeiras necessidades humanas, tais
como: a comunicação, o domínio do fogo e, posteriormente, o
domínio do processo de cozimento necessário à sobrevivência, bem
como a fermentação, o tingimento e a vitrificação. Na história
do conhecimento químico, inicialmente, o ser humano conheceu a
extração, produção e o tratamento de metais como o cobre, o
bronze, o ferro e o ouro, facilitando a sua maneira de viver.
A
ciência química surge no século XVII, a partir dos estudos
de alquimia, populares entre muitos dos cientistas da
época. Considera-se que os princípios básicos da Química se
recolhem pela primeira vez, na obra do cientista britânico
Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661). A Química,
como tal, começa um século mais tarde, com os trabalhos do francês
Antoine Lavoisier e suas descobertas em relação ao oxigênio,
à lei da conservação da massa e à refutação da teoria
do flogisto como teoria da combustão. Ou seja a Química
foi criada no Séc. XVII e ai deu inicio, e logo após teve a Química
Moderna (WIKIPEDIA, 2010).
O
conhecimento químico, assim como os demais, não é algo pronto,
acabado e inquestionável, mas em constante transformação. Esse
processo de elaboração do conhecimento ocorre a partir das
necessidades humanas, uma vez que a Ciência é construída pelos
homens e mulheres, falível e inseparável dos processos sociais,
políticos e econômicos.
A
Química está presente nas necessidades básicas dos seres humanos,
como a alimentação, o vestuário, a saúde, e o ser humano como
cidadão tem que compreender tudo isso. Ela não é uma coisa ruim
que só polui(como alguns pensam devido à alguns acontecimentos
divulgados na mídia), ela está presente na procura de novos
produtos, sendo cada vez mais solicitada nas novas áreas específicas
surgidas nos últimos anos: biotecnologia, química fina, pesquisas
direcionadas para a oferta de alimentos e medicamentos.
Ter
conhecimento de Química, ainda que no mínimo, faz-se necessário
para que um indivíduo possa posicionar-se em relação aos problemas
ambientais atuais, exercendo assim sua cidadania. Ter noções
básicas de Química e conhecê-la capacita o indivíduo para que ele
possa usufruir dos benefícios da aplicação do conhecimento químico
para toda à sociedade, bem como, se posicionar em relação aos
diversos problemas da vida contemporânea. Por outro lado, saber como
se processa o conhecimento químico pode subsidiar o indivíduo de um
pensamento histórico crítico mais fundamentado. Pois, o estudo
dessa disciplina permite a compreensão da formulação de hipóteses,
do controle de variáveis de um processo, da generalização de fatos
por uma lei, da elaboração de uma teoria e da construção de
modelos científicos (BELTRAN E CISCATO, 1991, p. 16).
OBJETIVO
GERAL
A
Química é a ciência que tem como objeto de estudo as substâncias
e os materiais, sustentada pela tríade composição, propriedades e
transformações.
A
Química (do egípcio keme (chem), significando “terra”), é a
ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a
constituem, de suas características, de suas propriedades
combinatórias, de seus processos de obtenção, de suas aplicações
e de sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se
ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida
durante essas transformações (WIKIPEDIA, 2011).
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Para
atingir os objetivos específicos da disciplina de Química, são
propostos os seguintes conteúdos estruturantes:
-
Matéria e sua natureza: é o conteúdo estruturante que identifica a
disciplina de Química, por se tratar da essência da matéria. É
ele que abre caminho para um melhor entendimento dos demais conteúdos
estruturantes. A abordagem da história da Química é necessária
para a compreensão de teorias e, em especial, dos modelos atômicos.
A concepção de átomo é imprescindível para que se possam
entender os aspectos macroscópicos dos materiais com que o ser
humano está em contato diário e perceber o que ocorre no interior
das substâncias, ou seja, o comportamento microscópico.
-
Biogeoquímica: este conteúdo estruturante é caracterizado pelas
interações existentes entre a hidrosfera, litosfera e atmosfera.
Historicamente, constitui-se a partir de uma sobreposição de
biologia, Geologia e Química.
-
Química sintética: este conteúdo estruturante foi consolidado a
partir da apropriação da Química na síntese de novos produtos e
novos materiais, e permite o estudo que envolve produtos
farmacêuticos, a indústria alimentícia (conservantes, acidulantes,
aromatizantes, edulcorantes), fertilizantes e agrotóxicos.
CONTEÚDOS
ESTRUTURANTES
Matéria
sua Natureza, Biogeoquímica e Química Sintética.
CONTEÚDOS
BÁSICOS
MATÉRIA:
Constituição da matéria; Estados de agregação; Natureza elétrica
da matéria; Modelos atômicos (Rutherford, Thomson, Dalton,
Bohr...); Estudo dos metais; Tabela Periódica.
SOLUÇÃO:
Substância simples e composta; Misturas; Métodos de separação;
Solubilidade; Concentração; Forças intermoleculares; Temperatura e
pressão; Densidade; Dispersão e suspensão; Tabela Periódica.
VELOCIDADE
DAS REAÇÕES: Reações químicas; Lei das reações químicas;
Representações das reações químicas; Condições fundamentais
para ocorrência das reações químicas (natureza dos reagentes,
contato entre os reagentes, teoria de colisão); Fatores que
interferem na velocidade das reações químicas (superfície de
contato, temperatura, catalisador, concentração dos reagentes,
inibidores); Lei da velocidade das reações químicas; Tabela
Periódica.
EQUILÍBRIO
QUÍMICO: Reações químicas reversíveis; Concentração; Relações
matemáticas e o equilíbrio químico (constante de equilíbrio);
Deslocamento de equilíbrio (princípio de Le Chatelier):
concentração, pressão, temperatura e efeito dos catalisadores;
Equilíbrio químico em meio aquoso (pH, contante de ionização,
Ks); Tabela Periódica.
LIGAÇÃO
QUÍMICA: Tabela periódica; Propriedade dos materiais; Tipos de
ligações químicas em relação as propriedades dos materiais;
Solubilidade e as ligações químicas; interações intermoleculares
e as propriedades das substâncias moleculares; Ligações de
Hidrogênio; Ligação metálica (elétrons semi livres); Ligações
sigma e pi; Ligações polares e apolares; Alotropia.
REAÇÕES
QUÍMICAS: Reações de Oxirredução; Reações exotérmicas e
endotérmicas; Diagramas das reações exotérmicas e endotérmicas;
Variação da entalpia; Calorias; Equações termoquímicas;
Princípios da termodinâmica; Lei de Hess; Entropia e energia livre,
Calorimetria; Tabela Periódica.
RADIOATIVIDADE:
Modelos atômicos (Rutherford); Elementos químicos (radioativos);
Tabela Periódica; Reações químicas; Velocidade das reações;
Emissões Radioativas; Leis da radioatividade; Cinética das reações
químicas; fenômenos radiativos (fusão e fissão nuclear).
GASES:
Estados físicos da matéria; Tabela Periódica; Propriedades dos
gases (densidade/difusão e efusão, pressão x temperatura, pressão
x volume, temperatura x volume); Modelo de partículas para materiais
gasosos; Misturas gasosas; Diferença entre gás e vapor; Leis dos
gases.
FUNÇÕES
QUÍMICAS: Funções Orgânicas; Funções Inorgânicas; Tabela
Periódica.
PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO
A
avaliação será concebida de forma processual e formativa, sob os
condicionantes do diagnóstico e da continuidade. Processo que ocorre
em interações recíprocas, no dia a dia, no transcorrer da própria
aula e não apenas de modo pontual; portanto está sujeita a
alterações no seu desenvolvimento.
A
avaliação deverá levar em conta o conhecimento prévio do aluno e
como ele supera suas concepções espontâneas, além de orientar e
facilitar a aprendizagem.
Em
Química, o principal critério de avaliação é a formação de
conceitos científicos, valorizando assim, uma ação includente dos
conhecimentos anteriores dos alunos e a interação da dinâmica dos
fenômenos naturais por meio de conceitos químicos.
Será
avaliada às várias formas de expressão dos alunos, como: prova,
leitura e interpretação de textos, produção de textos, leitura e
interpretação da tabela periódica, pesquisas bibliográficas,
relatórios de aulas em laboratório, entre outros. Estes
instrumentos serão selecionados de acordo com cada conteúdo e
objetivo de ensino.
Conteúdos
Específicos Avaliados
1º
ANO
1º
bimestre:
Mudanças
climáticas: Introdução; Grandezas físicas; Estados de
agregação da matéria; Outras propriedades da matéria; Substâncias
e misturas; Separação de misturas.
Oxigênio
e ozônio: Textos de abertura; Reações químicas; Átomos e
moléculas; Notações químicas; Fórmulas químicas; Alotropia.
2º
bimestre:
Poluição
eletromagnética: Textos de abertura; Eletricidade e radioatividade;
Evolução dos modelos atômicos; Modelo básico do átomo; A
eletrosfera; Tabela periódica.;
3º
bimestre:
Poluição
de interiores: Textos de abertura; Ligações covalentes; Ligação
polar e apolar; Forças intermoleculares; Compostos orgânicos.
4º
bimestre:
Chuva
ácida: Textos de abertura; Ligação metálica e ligas especiais;
Ligações iônicas; Oxidação e redução; Compostos inorgânicos.
2º
ANO
1º
bimestre
Umidade
relativa do ar: Textos de abertura; Teoria cinética dos gases;
Equação geral dos gases; Misturas gasosas; Cálculo
estequiométrico; Rendimento e pureza.
Poluição
da água: Textos de abertura; Expressões físicas de concentração;
Concentração em quantidade de matéria; Mistura de soluções;
Propriedades coligativas.
2º
Bimestre
Poluição
térmica: Textos de abertura; Reações exotérmicas e endotérmicas;
Entalpia-padrão e lei de Hess; Cálculos de variação de entalpia;
Cinética Química; Lei da ação das massas.
3º
bimestre:
Corais:
Textos de abertura; Equilíbrio dinâmico; Deslocamento de
equilíbrio; Equilíbrios iônicos; Produto iônico da água e KPS:.
4º
bimestre:
Lixo
eletrônico: Textos de abertura; Explorando os textos; Introdução à
eletroquímica; Pilhas e baterias; Eletrólise ígnea; Eletrólise em
meio aquoso;Eletrodeposição metálica; Leis da eletroquímica.
3º
ANO
1º
bimestre
Petróleo:
Textos de abertura: Conceitos básicos; Nomenclatura;
Hidrocarbonetos; Petróleo, hulha e madeira; Haletos orgânicos.
2º
bimestre
Drogas
lícitas e ilícitas: Textos de abertura; Funções oxigenadas;
Funções nitrogenadas; Isomeria constitucional; Estereoisomeria.
3º
bimestre
Consumismo:
Textos de abertura; Reações de substituição; Reações de adição;
Reações de eliminação; Reações de oxidação e redução;
Polímeros de adição; Polímeros de condensação.
Alimentos
e aditivos: Textos de abertura; Polímeros naturais; Carboidratos;
Proteínas.
4º
bimestre
Atividade
nuclear: Textos de abertura; Leis da radioatividade; Período de
meia-vida; Radioatividade artificial; Fissão e fusão nuclear.
Notas
Atividades
realizadas, listas de exercícios: valor 2,0 pontos
Trabalho:
valor 2, 0 pontos
Prova
de verificação: valor 6,0 pontos
Prova
de reavaliação: valor 6,0 pontos (recuperação paralela)
Trabalho
de reavaliação: valor 4,0 pontos (recuperação paralela)
METODOLOGIA
O
processo pedagógico deverá partir do conhecimento prévio dos
estudantes, no qual se incluem as ideias preconcebidas sobre o
conhecimento da Química, ou as concepções espontâneas, a partir
das quais será elaborado o conceito científico.
A
concepção espontânea sobre conceitos que o estudante adquire no
seu dia a dia, na interação com os diversos objetos no seu espaço
de convivência, faz-se presente no início do processo
ensino-aprendizagem. Por sua vez, a concepção científica envolve
um saber socialmente construído e sistematizado, que requer
metodologias específicas para ser disseminado no ambiente escolar. A
escola, é por excelência, o lugar onde se lida com o conhecimento
científico historicamente produzido.
Quando
os estudantes chegam à escola, não são desprovidos de
conhecimento. Uma sala de aula reúne pessoas com diferentes
costumes, tradições, preconceitos e ideias que dependem também
dessa origem. Isso torna impossível a adoção de um único
encaminhamento metodológico para todos os alunos.
O
ensino de Química deve contribuir para que o estudante tenha uma
visão mais abrangente do universo. Assim as fórmulas matemáticas
não serão o objeto central da aprendizagem, pois apenas representam
modelos, elaborados para entender determinado fenômeno ou evento
químico.
Os
experimentos podem ser o ponto de partida para a compreensão de
conceitos e sua relação com as ideias discutidas em sala de aula.
Os estudantes, assim, estabelecem relações entre teoria e prática,
ao mesmo tempo, expressam ao professor suas dúvidas.
A
Química estuda o mundo material e sua constituição. Considera-se
importante propor aos alunos leituras que contribuam para a sua
formação e identificação cultural, que possam constituir elemento
motivador para a aprendizagem da Química e contribuir,
eventualmente, para a criação do hábito da leitura.
As
aulas serão expositivas e práticas partindo do conhecimento prévio
dos alunos, com a utilização do livro pedagógico: Química,
Meio ambiente, Cidadania e Tecnologia, textos científicos, bem
como, situações vividas na prática e relacionando com o conteúdo
científico sistematizado.
Serão
utilizados os laboratórios de ciências e informática, a tv
pendrive para vídeos e teleaulas(Novo Telecurso – Química), o
Blog do Prof. Adão Reinaldo Farias: Física e Química no Cotidiano,
além de outros blogs e sites, que através de seu conteúdo possam
auxiliar na construção e reconstrução de significados do
conhecimento químico.
REFERÊNCIAS:
PARANÁ,
Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da
rede pública de educação básica do Estado do Paraná: Química.
Curitiba: SEED/DEM, 2009.
QUÍMICA.
In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia
Foundation, 2012. Disponível em:.. Acesso em: 23 fev.
2012.
BELTRAN, N. O.; CISCATO, C. A. Química. São
Paulo: Cortez, 1991.
FONSECA,
Martha Reis Marques da. Química: meio ambiente, cidadania,
tecnologia - 1a
ed. - São Paulo: FTD, 2010. - (Coleção química, meio ambiente,
cidadania, tecnologia)
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