NASA divulga imagens inéditas da superfície do Sol(foto) enviadas pelo Solar Dynamics Observatory.
(imagem: Wikimedia Commons)
Solar Dynamics Observatory
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Solar Dynamics Observatory (SDO) é uma sonda não-tripulada da NASA, que estudará processos do Sol que afetam diretamente a vida na Terra. Seu lançamento ocorreu de Cabo Canaveral em 11 de fevereiro de 2010.
Estrutura
A sonda é uma espaçonave construída com tres eixos, com quatro telescópios embutidos em sua estrutura, dois painéis solares e duas antenas de longo alcance. Entre seus principais instrumentos estão o Extreme Ultraviolet Variability Experiment, que medirá a irradiação de ultra-violeta do astro em alta definição, oHelioseismic and Magnetic Imager, que estudará a variação e as características do interior solar e os componentes da atividade magnética em sua superfície. Além disso, transporta o revolucionário Atmospheric Imaging Assembly, capaz de trasmitir imagens do disco solar inteiro, em faixas de ultra-violeta e infra-vermelho não alcançadas antes por suas predecessoras.
Após o lançamento, a sonda foi colocada pelo foguete Atlas numa órbita com o perigeu inicial de 2500 km, que será mudada aos poucos, com periódicos ajustes, que a estabilizarão na sua planejada órbita geossíncrona circular a 36 mil km de altitude.
Imagens inéditas
Em 21 de abril de 2010, a NASA divulgou imagens inéditas da superfície do astro, enviadas pela sonda equipada com câmeras de alta definição e sistema ultra-violetade última geração. A missão da SDO durará cinco anos - com previsão de dez anos - e os cientistas acreditam que ela mudará completamente o entendimento que se tem hoje da estrela.
FONTE:
SOLAR DYNAMICS OBSERVATORY. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Solar_Dynamics_Observatory&oldid=19852595>. Acesso em: 29 abr. 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário