Eletromagnetismo


Electromagnetismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


PortalA Wikipédia possui o portal:
Portal de Física
Solenoid.svg
Eletromagnetismo
Eletricidade · Magnetismo
Eletrostática
Carga elétrica
Lei de Coulomb
Campo elétrico
Lei de Gauss
Potencial elétrico
Momento do dipolo elétrico
Magnetostática
Lei de Ampère
Lei de Lenz
Campo magnético
Fluxo magnético
Lei de Biot-Savart
Momento de dipolo magnético
Eletrodinâmica
Corrente elétrica
Força de Lorentz
Força eletromotriz
(EM) Indução eletromagnética
Lei de Faraday-Neumann-Lenz
Corrente de deslocamento
Equações de Maxwell
Supercondutividade
Semicondutores
(EMF) Campo eletromagnético
(EM) Radiação eletromagnética
Circuito elétrico
Condução elétrica
Resistência elétrica
Capacitância
Indutância
Impedância elétrica
Cavidades de ressonância
Guias de onda
No estudo da Física, o eletromagnetismo (AO 1945electromagnetismo) é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético.
campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.
A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricosmotores e transformadores de tensão). Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, faz sentido falar em uma única entidade chamada campo eletromagnético.
Esta unificação foi terminada por James Clerk Maxwell, e escrita em fórmulas por Oliver Heaviside, no que foi uma das grandes descobertas da Física no século XIX. Essa descoberta posteriormente levou a um melhor entendimento da natureza da luz, ou seja, pôde-se entender que a luz é uma propagação de uma perturbação eletromagnética, ou melhor dizendo, a luz é uma onda eletromagnética. As diferentes frequências de oscilação estão associadas a diferentes tipos de radiação. Por exemplo, ondas de rádio tem freqüências menores, a luz visível tem frequências intermediárias e a radiação gama tem as maiores freqüências.
A teoria do eletromagnetismo foi o que permitiu o desenvolvimento da teoria da relatividade especial por Albert Einstein em 1905.

Índice

 [esconder]


A força eletromagnética

A força que um campo eletromagnético exerce sobre cargas elétricas, chamada força eletromagnética, é uma das quatro forças fundamentais. As outras são: a força nuclear forte (que mantém o núcleo atômico coeso), a força nuclear fraca (que causa certas formas de decaimento radioativo), e a força gravitacional. Quaisquer outras forças provêm necessariamente dessas quatro forças fundamentais.
A força eletromagnética tem a ver com praticamente todos os fenômenos físicos que se encontram no cotidiano, com exceção da gravidade. Isso porque as interações entre os átomos são regidas pelo eletromagnetismo, já que são compostos por prótonselétrons, ou seja, por cargas elétricas. Do mesmo modo as forças eletromagnéticas interferem nas relações intermoleculares, ou seja, entre nós e quaisquer outros objetos. Assim podem-se incluir fenômenos químicos e biológicos como conseqüência do eletromagnetismo.
Cabe ressaltar que, conforme à eletrodinâmica quântica, a força eletromagnética é resultado da interação de cargas elétricas com fótons.


O eletromagnetismo clássico

O cientista William Gilbert propôs que a eletricidade e o magnetismo, apesar de ambos causarem efeitos de atração e repulsão, seriam efeitos distintos. Entretanto marinheiros percebiam que raios causavam perturbações nas agulhas das bússolas, mas a ligação entre os raios e a eletricidade ainda não estava traçada até os experimentos que Benjamin Franklin propôs em 1752. Um dos primeiros a descobrir e publicar as relações entre corrente elétrica e o magnetismo foi Romagnosi, que em1802 afirmou que um fio conectado a uma pilha provocava um desvio na agulha de uma bússola que estivesse próxima. No entanto essa notícia não recebeu o crédito que lhe era devido até que, em 1820, Hans Christian Ørsted montou um experimento similar.
A teoria do eletromagnetismo foi desenvolvida por vários físicos durante o século XIX, culminando finalmente no trabalho de James Clerk Maxwell, o qual unificou as pesquisas anteriores em uma única teoria e descobriu a natureza eletromagnética da luz. No eletromagnetismo clássico, o campo eletromagnético obedece a uma série de equações conhecidas como equações de Maxwell, e a força eletromagnética pela lei de Lorentz.
Uma das características do eletromagnetismo clássico é a dificuldade em associar com a mecânica clássica, compatível porém com a relatividade especial. Conforme as equações de Maxwell, a velocidade da luz é uma constante, depende apenas da permissividade elétrica e permeabilidade magnética do vácuo. Isso porém viola a invariância de Galileu, a qual já era há muito tempo base da mecânica clássica. Um caminho para reconciliar as duas teorias era assumir a existência de éter luminífero através do qual a luz propagaria. No entanto, os experimentos seguintes falharam em detectar a presença do éter. Em 1905, Albert Einstein resolveu o problema com a teoria darelatividade especial, a qual abandonava as antigas leis da cinemática para seguir as transformações de Lorentz as quais eram compatíveis com o eletromagnetismo clássico.
A teoria da relatividade mostrou também que adotando-se um referencial em movimento em relação a um campo magnético, tem-se então um campo elétrico gerado. Assim como também o contrário era válido, então de fato foi confirmado a relação entre eletricidade e magnetismo. Portanto o termo "eletromagnetismo" estava consolidado.


O efeito fotoelétrico

Em outra publicação sua no mesmo ano, Einstein pôs em dúvida vários princípios do eletromagnetismo clássico. Sua teoria do efeito fotoelétrico (pelo qual ganhou o Prêmio Nobel em Física) afirmava que a luz tinha em certo momento um comportamento corpuscular, isso porque a luz demonstrava carregar corpos com quantidades discretas de energia, esses corpos posteriormente passaram a ser chamados de fótons. Através de sua pesquisa, Max Planck mostrou que qualquer objeto emite radiação eletromagnética discretamente em pacotes, idéia que leva a teoria de Radiação de Corpo Negro. Todos esses resultados estavam em contradição com a teoria clássica da luz como uma mera onda contínua. As teorias de Planck e Einstein foram as causadoras da teoria da mecânica quântica, a qual, quando formulada em 1925, necessitava ainda de uma teoria quântica para o Eletromagnetismo.
Essa teoria só veio a aparecer em 1940, conhecida hoje como eletrodinâmica quântica; essa é uma das teorias mais precisas da Física nos dias de hoje.


Unidades

Sistema Internacional de Unidades para Eletromagnetismo
SímboloNome da grandezaNome da unidadeUnidadeUnidades base
ICorrente elétricaampèreAA = W/V = C/s
qCarga elétricacoulombCA·s
VDiferença de potencial ou Potencial elétricovoltVJ/C = kg·m2·s−3·A−1
RZXResistência elétricaImpedânciaReatânciaohmΩV/A = kg·m2·s−3·A−2
ρResistividadeohm metroΩ·mkg·m3·s−3·A−2
PPotência elétricawattWV·A = kg·m2·s−3
CCapacitânciafaradFC/V = kg−1·m−2·A2·s4
Elastânciainverso de faradF−1V/C = kg·m2·A−2·s−4
εPermissividadefarad por metroF/mkg−1·m−3·A2·s4
χeSuscetibilidade elétricaAdimensional--
GYBCondutânciaAdmitânciaSusceptânciasiemensSΩ−1 = kg−1·m−2·s3·A2
σCondutividadesiemens por metroS/mkg−1·m−3·s3·A2
BCampo magnético,densidade de fluxo magnético, Indução magnéticateslaTWb/m2 = kg·s−2·A−1 = N·A−1·m−1
ΦmFluxo magnéticoweberWbV·s = kg·m2·s−2·A−1
HIntensidade magnéticaampère por metroA/mA·m−1
Relutânciaampère por weberA/Wbkg−1·m−2·s2·A2
LIndutânciahenryHWb/A = V·s/A = kg·m2·s−2·A−2
μPermeabilidadehenry por metroH/mkg·m·s−2·A−2
χmSuscetibilidade magnéticaAdimensional


Ver também


Ligações externas

  1. Forças Magnéticas, materiais e indutância.
  2. Aplicações das equações de Maxwell para campos variáveis em relação ao tempo.
  3. Propagação e reflexão de ondas planas em meios isotópicos.
  4. Ondas planas e linhas de transmissão.
Wikilivros
Wikilivros tem um livro chamadoEletromagnetismo

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails