Química Inorgânica


Química inorgânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

QuímicaA Wikipédia possui o:
Portal de Química
Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem ocarbono coordenado em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.
Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta Terra.
As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididos em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas".São eles:

Índice


Conceitos chave


A estrutura ionica do óxido de potassio, K2O
Muitos compostos inorgânicos são sais, constituídos de um cátion e um ânion agrupados por ligação iônica. Um exemplos de sal é o cloreto de magnésio MgCl2, o qual e constituído do cátion Mg2+ e anions de cloro Cl. Em qualquer são, as proporções de íons são tais que a carga elétrica é cancelada, tal que o composto com um todo é eletricamente neutro. Os íons são descritos por seu estado de oxidação e a facilidade de sua formação pode ser estimada a partir do seu potencial de ionização (para cátions) ou da afinidade eletrônica (anions) de seus elementos formadores.
Uma importante classe de sais inorgânicos são os óxidos, os carbonatossulfatos e os haletos. Muitos dos compostos inorgânicos são caracterizados por alto um ponto de fusão. Sais inorgânicos são tipicamente maus condutores no estado sólido. Outras características importantes são a solubilidadena água e a facilidade de cristalização. Alguns sais (por exemplo NaCl) são muito solúveis em água, outros (por exemplo SiO2) não o são.
A mais simples reação inorgânica é adadupla troca, quando da mistura de dois sais iônicos os seus íons são trocados sem a mudança no estado de oxidação. Na reação de oxi-redução um dos reagentes, o oxidante, diminui seu número de oxidação e o outro reagente, o redutor, tem seu número de oxidação aumentado. O resultado é uma troca de eletrons. A troca de elétrons pode ocorre indiretamente como também, por exemplo nas baterias, como um conceito chave da eletroquímica.
Quando um dos reagentes contem átomos de hidrogênio, uma reação pode ocorre pela troca de prótons na química do ácido base. Em uma definição mais genérica, um ácido pode ser qualquer substância química capaz de capturar um par de elétrons é chamado de ácido de Lewis; por outro lado, qualquer molécula que tende a doar um par elétrons é denominada como uma base de Leyis. Como um refinamento da interações ácido-base, a teoria HSAB leva em conta a polarização e tamanho dos íons.
Compostos inorgânicos são encontrados na natureza como minerais. O solo pode conter sulfeto de ferro como pirita ou sulfeto de cálcio como o gypsum. Compostos inorgânicos também podem ser encontrados emoutras diversas formas tais como biomoléculas: como eletrólitos (cloreto de sódio), armazenamento de energia (ATP) ou na construção(o polifosfato é o arcabouço do DNA).
O primeiro composto inorgânico feito pelo homem foi o nitrato de amônia para fertilização do solo produzido pelo processo de Haber.Compostos inorgânicos são sintetizados com o uso decatalizadores tais como pentóxido de vanádio e cloreto de titânio(III), ou com reagentes da química orgânica tais como hidreto de alumínio e lítio.


Categoria das reações da química inorgânica

Há quatro categorias das reações da química inorgânica: reação de síntese (ou combinação), reação de decomposiçãoreação de simples troca e reação de dupla troca.


Grupos da química inorgânica

Existe uma chave dicotômica para identificar a substância:
1. Possui H no início da fórmula? Sim - Ácido Não - Próxima pergunta
2. Possui hidroxila (OH) no final da fórmula? Sim - Base Não - Próxima pergunta
3. É formado por dois elementos, sendo um deles o oxigênio? Sim - Óxido Não - Sal


Campo da química inorgânica

Os maiores ramos da química inorgânica incluem:
Comercialmente substâncias inorgânicas importantes incluem chips de silíciotransistoresmonitores de cristal líquidocabos de fibra óptica e um grande número de catalisadores.
A química inorgânica é baseada na físico-química e forma a base para a mineralogia. Ela freqüentemente possui interceções com a geoquímicaquímica analíticaquímica ambiental equímica organometálica.
O leque da química inorgânica inclui compostos moleculares, os quais podem existir como moléculas discretas, e cristais (estudado pela cristalografia e química do estado sólido).


Ver também



obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails