sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

GRANDEZAS FÍSICAS- UNIDADES DE MEDIDA - AULA 2 - PARTE 1


Aula do Telecurso 2000 - Física, sobre as grandezas físicas e suas unidades de medida

Grandeza física

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Grandezas físicas)

Índice

 [esconder]
Em física, uma grandeza ou quantidade é o conceito que descreve qualitativa e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo da natureza (no seu sentido mais amplo).
Uma grandeza descreve qualitativamente um conceito porque para cada noção diferente pode haver (pelo menos em princípio) uma grandeza diferente e vice-versa.
Uma grandeza descreve quantitativamente um conceito porque o exprime em forma de um binário de número e unidade.
Grandeza é tudo aquilo que envolve medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimentomassatemperaturavelocidade.
Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida. Verifica-se, então, quantas vezes a unidade está contida na grandeza que está sendo medida. Em resumoGrandeza Física é tudo aquilo que pode ser medido e associado um valor numérico e a uma unidade. Exemplos: tempocomprimentovelocidadeaceleraçãoforçaenergiatrabalhotemperaturapressão.

Classificações das grandezas físicas

[editar]Grandezas escalares

Grandezas físicas, como o tempo (por exemplo, 5 segundos), ficam perfeitamente definidas quando são especificados o seu módulo (5) e sua unidade de medida (segundo). Estas grandezas físicas (que são completamente definidas quando são especificados o seu módulo e a sua unidade de medida) são denominadas grandezas escalares. A temperaturaárea, e volume, são também grandezas escalares.

[editar]Grandezas vetoriais

São aquelas que, para serem caracterizadas, necessitam de um número e uma unidade (valor algebraico), direção e sentido. Exemplo: velocidade.

[editar]Grandezas fundamentais

São as grandezas ditas primitivas de que não dependem de outras para serem definidas. Exemplos: comprimento, massa, tempo.

[editar]Grandezas derivadas

São definidas por relação entre as grandezas fundamentais. Exemplos: velocidade, força, potência.

[editar]Lista de Grandezas Físicas

[editar]Ver também


Lightning animation.gifEste artigo é um esboço sobre Física. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails