Bem em se tratando de aplicar a Química e a Física no dia a dia, aí vai uma boa dica que recebi através de email, do Professor de Matemática do Ceebja de Sarandi - PR., Issao Massago.
Não que esteja incentivando o consumo de cerveja, lembrando que podemos gelar também outras bebidas, como por exemplo refrigerantes.
PS.: Já fiz o teste, aprovado...rsrsrs...agora é a vez de vcs...
GELO
A carne já está na churrasqueira...
... a galera chega com latas e mais latas de cerveja quente. Como gelar?
O professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP vai responder essa questão.
Coloque o gêlo e as latas num isopor
Para cada saco de gelo, coloque
2 litros de água
Para cada 2 sacos de gêlo adicione 0,5 kg de sal refinado
e 0,5 litro de álcool (92 GL)
A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais para derreter)
e por uma reação química o álcool retira calor das latas de cerveja.
Os físicos denominam o composto de: mistura frigorífica - GELO, ÁLCOOL, SAL E ÁGUA
A mistura frigorífica é barata e a cerveja fica em ponto de bala após 3 minutos.
Olá, colega Adão!
ResponderExcluirMuito bom e utilíssimo blog! Sou mais um dos seus seguidores!
Gosto de comentar (em sua maioria) os posts que leio, pois acredito que: é o mínimo de agradecimento ou retorno, que podemos fazer pelo trabalho, dedicação e altruísmo de alguém, que tem na idéia da distribuição democrática e gratuita do conhecimento, a esperança de dias melhores para todos os seres humanos!
Esse post visa a obtenção do ponto de congelamento rápido para a cerveja, mas, eu suponho que seja uma alternativa mais barata e rápida (emergencial) para outras aplicações! Muito bom!
Um abraço!!!!!
Olá amigo Francisco Valdir, quando resolvi montar esse blog, não tinha em mente um objetivo fixo de como fazer, devido as minhas próprias deficiências, sendo uma delas à escrita. No primeiro momento pensei criar uma biblioteca virtual, para poder armazenar assuntos referentes a minha profissão. Nunca pensei que esse "pequenino espaço" pudesse ajudar, como vc diz, na distribuição democrática e gratuita do conhecimento. Hoje vejo, tenho que melhorar muito, pois minha responsabilidade aumentou, perante aos meus alunos e às pessoas que acessam esse blog em busca de conhecimento científico. Pode ter certeza tenho aprendido muito com pessoas iguais a vc, que são o combustível da nossa nave, para continuar a nossa "jornada". Muito obrigado e um abraço...
ResponderExcluir