terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Leituras de Física


Sugestões de Leitura

A Luz 
Ano: 2005
BARTHEM, Ricardo Borges
A Luz é um dos fenômenos mais intrigantes da natureza. Isto decorre do caráter fisiológico de sua percepção e das dificuldades em se lidar com as grandezas envolvidas. Por conta desta complexidade, os aspectos perceptivos e práticos são essenciais na sua compreensão. O conhecimento científico é apresentado segunda a sequência histórica. Com noções básicas sobre a formação de imagens, descreve-se a óptica do olho humano e de alguns sistemas ópticos. Das limitações da óptica geométrica surgiu a óptica física. A união com o eletromagnetismo, no final do século XIX, deu origem a Teoria da Relatividade. O século XX ainda nos reservou novas e intrigantes descobertas apresentadas, através das experiências que revelaram a natureza quântica da luz e suas implicações tecnológicas.
Editora: Livraria da Fisica 
Palavras-chave: Óptica, luz, teoria quântica.

A Matéria: Uma Aventura do Espírito - Fundamentos e Fronteiras do Conhecimento Físico 
Ano: 2005
MENEZES, Luis Carlos de
O livro apresenta uma visão conceitual mais aprofundada de toda teoria, fazendo um passeio pela Física, indo da Mecânica até a Cosmologia e Evolução. As ciências podem ser apreciadas, como as artes. Para quem aprende a relacionar simetrias com leis de conservação, irreversibilidade do tempo com rendimento de máquinas, ou brilho de estrelas com fusões nucleares, o prazer no conhecimento é tão grande quanto seu sentido prático ou filosófico. Este livro apresenta esses e outros aspectos das ciências, das aplicações tecnológicas à cosmologia, mostrando a física como um grande jogo de encontrar invariantes em processos de transformação, e de unificar explicações, abrangendo o maior número de fenômenos com um mínimo de leis.
Editora: Livraria da Física 
Palavras-chave: Física Conceitual. Relatividade. Cosmo. Evolução.

Albert Einstein e Seu Universo Inflável 
Ano: 2008
O livro Albert Einstein e seu universo inflável apresenta o diário perdido de Einsten onde, comenta sobre suas descobertas fantásticas (como o Universo funciona, como viajar no tempo, entre outras...), além de mostrar que a vida de um gênio não é fácil. Quando era pequeno, o futuro cientista foi expulso da escola. Mais tarde, ele seria espionado pelos nazistas e pelo FBI. E depois de morto, o cérebro dele foi retirado e utilizado para estudos.
Editora: Companhia das Letras
Palavras-chave: Universo. Viagem. Tempo. Átomos. Luz. Descobertas. Einstein. Inflável. Gênio.

Astronomia - Uma Visão Geral do Universo 
Ano: 2008
FRIAÇA, Amâncio C.S.; PINO, Elisabete Dal; SODRÉ, Laerte; JATENCO-PEREIRA, Vera
Elaborado a partir de textos do curso de extensão universitária "Astronomia: Uma Visão Geral", o livro oferece um resumo dos conceitos centrais da área e das principais questões de que se ocupam seus cientistas. Por meio de ilustrações e imagens colhidas por telescópios e de uma linguagem direta e acessível, que evita a argumentação estritamente matemática, os autores apresentam uma abordagem panorâmica do cosmos, introduzindo as noções fundamentais da Astronomia e da Astrofísica. Os capítulos foram escritos por pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, e são complementados por um atlas ilustrativo das imagens referidas ao longo da obra. É importante material de referência para professores do ensino médio e para o público leigo interessado no tema.
Editora: Edusp 
Palavras-chave: Astronomia. Universo. Galaxias.

Einstein : Sua Vida, Seu Universo 
ISAACSON, Walter
Einstein: sua vida, seu universo, a nova biografia de Albert Einstein, baseia-se numa coleção de cartas divulgadas em 2006, vinte anos depois da morte de sua enteada, conforme ela determinara em testamento. Escrita pelo jornalista Walter Isaacson, que já presidiu os grupos Time e cnn, e amplamente elogiada pela crítica, revela um Einstein avesso a qualquer tipo de dogma. Foi esse espírito rebelde que permitiu o nascimento da teoria que revolucionaria a física. O conteúdo das cartas desnuda a vida íntima de uma mente genial.
Editora: Companhia das Letras
Palavras-chave Einstein, História de vida.

Evolução das Ideias da Física 
Ano: 2008
PIRES, Antonio S. T.
Indicado como um dos finalistas ao Prêmio Jabuti 2009 - Este livro apresenta uma discussão dos avanços da Física desde a Grécia até os dias de hoje, dando ênfase aos aspectos históricos e filosóficos em que eles ocorreram. O livro analisa as influências mútuas que Física e Filosofia tiveram uma na outra. Procurou-se também ensinar ao leitor como testar ideias, avaliar hipóteses, apreciar os argumentos de um dado problema no seu justo valor. Em resumo, mostrar que em Ciência é mais importante saber pensar do que o conhecimento enciclopédico.
Editora: livraria da Física
Palavras-chave: Física. Filosofia. Hipóteses. Avanços. Tecnologia.

Física Experimental Básica na Universidade 
Ano: 2008
CAMPOS, Agostinhp Aurelio; ALVES, Elmo Salomão; SPEZIALI, Nivaldo Lucio
Contém roteiros de experimentos de física básica. Assim, contribui para o preenchimento de uma lacuna existente na literatura nacional de livros sobre atividades de laboratório de ensino de física em nível universitário. O modo como foi organizado permite abordagens diferentes, dependendo do grau de aprofundamento e da diversidade de assuntos que se pretende tratar, bem como da disponibilidade de tempo. Distribuído por assuntos - mecânica, termodinâmica, eletricidade, eletromagnetismo, ondas e óptica -, a obra apresenta uma proposta de utilização dos roteiros que retrata, em forma e conteúdo, as disciplinas de ensino experimental básico ministradas no Departamento de Física da UFMG.
Editora UFMG 
Palavras-chave: mecânica, termodinâmica, eletricidade, eletromagnetismo, ondas, óptica, experimentos.

Galileu Galilei 
Ano: 2009
Em meio às discussões geradas pela teoria copernicana, Galileu propõe um sistema interpretativo do mundo que procura harmonizar as contradições sempre presentes entre Ciência e Fé.
Editora: livraria da Física
Palavras-chave Física. Astrofísica. Gravitação. Mecânica

História da Física na sala de aula 
Ano: 2009
TAKIMOTO, Elika
Durante uma aula de física comum, onde são apresentadas as três leis de Newton, os alunos se espantaram com o comentário feito pela professora ao dizer que Newton é considerado um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Como fazer com que uma turma, repleta de adolescentes, entenda que a formulação da lei da inércia pode ser considerada um dos maiores sucessos intelectuais assistidos aqui na Terra?
Editora livraria da Física
Palavras-chave: Mecânica. Física. Newton. Leis. Inércia. Ação. Reação. Revolução.

Nossa Estrela: o Sol 
Ano: 2006
Silva, Adriana V. R.
Este é o sétimo livro da coleção Temas atuais de Física, lançada por iniciativa da Sociedade Brasileira de Física. O livro discute as recentes descobertas científicas sobre a estrela mais próxima da Terra. Os sete capítulos que compõem o livro discorrem sobre a fonte de energia do Sol, sua atmosfera, as vibrações interiores, o seu campo magnético em outras questões sobre problemas ainda em aberto da Física Solar.
Editora Livraria da Fisica 
Palavras-chave: Sol, atmosfera, fontes de energia, experimentos, campo magnético.

O Céu, mistério, magia e mito 
VERDET, Jean-Pierre
Desde o começo dos tempos, o homem examina, interroga, anima, dramatiza o céu. Ele o povoa de deuses bondosos e aterrorizantes, de animais familiares e fantásticos, de objetos bizarros, frutos de sua criação – e tece histórias maravilhosas sobre cada um deles. Astrônomo do Observatório de Paris, Jean-Pierre Verdet narra num texto de requintada poesia estas histórias fantásticas e milenares que envolvem o homem e o céu.
Editora Objetiva
Palavras-chave: Espaço celeste, mitos, Céu, Astronomia.

O universo: teorias sobre sua origem e evolução 
Ano: 1994
MARTINS, Roberto de Andrade
Grandes pensadores de todos os tempos se esforçaram para compreender o início do universo. A busca dessa compreensão apareceu no mito, desenvolveu-se na filosofia e, por fim, tomou um estilo científico. Apesar de muitas propostas, não há uma resposta definitiva. Este livro apresenta diversas tentativas feitas para se conhecer a origem da totalidade das coisas que existem. São discutidas visões religiosas, filosóficas e científicas, das mais antigas até as atuais. Através de um estudo histórico, o leitor é convidado a acompanhar essa grandiosa aventura intelectual da humanidade.
Editora Moderna
Palavras-chave: Universo, teorias, mitos, religão, filosofia, ciência.

Sobre Volta, Batatas E Fotons 
Ano: 2003
GALLI, Cláudio
O texto se destina a professores e alunos de Física, e também a todos aqueles que se interessam pela evolução das ideias do eletromagnetismo, e apresenta aspectos teóricos e sugestões de experimentação para utilização no ensino de eletromagnetismo. O livro contém seis capítulos - Sobre a Pilha de Volta; Eletromagnetismo Clássico; Uma Ponte Para a Física Moderna; Construção e Investigação das Propriedades da Pilhas; Indo Além da Atração e Repulsão nas Aulas de Eletrostática; Energia Elétrica Para o Terceiro Milênio, e; O Museu de Ciências e Tecnologia Como Laboratório de Eletromagnetismo.
Editora: EDIPUCRS - PUC RS 
Palavras-chave: eletromagnetismo, experimentação, eletrostática, eletricidade, mecânica.

Supercondutividade 
Ano: 2005
OSTERMANN, Fernanda; PUREUR, Paulo
Temas atuais em Física é uma série de livros de divulgação científica realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Física. Este livro busca estimular o professor de ensino médio a tratar de um tópico de Física Contemporânea em suas aulas - a supercondutividade a partir de uma abordagem qualitativa deste impressionante fenômeno. O objetivo central é discutir aspectos essenciais de sua descrição - propriedades básicas, teoria da supercondutividade, supercondutores do tipo II, principais aplicações tecnológicas e a pesquisa no Brasil.
Editora Livraria da Fisica 
Palavras-chave: supercondutividade, supercondutores, aplicações tecnológicas.

Telecurso 2000 - Ensino Médio - Física - Volume 1 
Ano: 2000
O livro apresenta várias aulas com textos relacionados ao conteúdo de Física para o ensino médio.
Daremos um destaque especial ao texto: Eu tenho a força! Será?
O texto fala sobre as Leis de Newton, que são as leis que explicam os movimentos, ou seja, qual é a razão para que um objeto se movimente ou não.
Palavras-chave: Movimento, Leis de Newton, força.    

                                         ícone disciplina física               FONTE:  www.fisica.seed.pr.gov.br

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails