terça-feira, 13 de maio de 2014

Atividade: 1.ª Lei de Newton - Inércia


     A tecnologia do cinto de segurança, do air-bag e a Inércia

Série: 1.º ano do ensino médio

Objetivos:

Aplicar tecnologicamente a lei da Inércia (1.ª lei do movimento) no cotidiano. Conscientizar sobre o respeito às leis de trânsito, em especial a lei obrigatória sobre o uso do cinto de segurança.

Apresentação:

A lei da Inércia também explica por que as pessoas se ferem nos acidentes automobilísticos. Se a velocidade de um veículo é interrompida bruscamente, por causa de uma colisão, o carro para, porém o passageiro continua em movimento até ser parado pelo para-brisa ou outras partes do automóvel. Para minimizar esses efeitos, alguns itens de segurança são importantes.

Pesquisa:

Utilizando sites da internet, revistas de divulgação científica e os livros da biblioteca da escola, pesquise sobre o funcionamento do cinto de segurança e do air-bag, quando foram inventados, quais as estatísticas de acidentes no trânsito relacionadas à falta do cinto de segurança e a lei federal que torna obrigatório o uso do cinto.

Algumas questões para orientar sua pesquisa:

1) Como funcionam o cinto de segurança e o air-bag?

2) Que conceito físico estudado neste conteúdo, leis de Newton (leis do movimento) está relacionado a esses importantes itens de segurança dos veículos?

3) O air-bag ainda será um item obrigatório nos veículos? Quando foi inventado?

4) Quando foi inventado o cinto de segurança? Cite a lei do Código de Trânsito Brasileiro que torna obrigatório o uso de cinto de segurança.

5) Verifique algumas estatísticas de trânsito relacionados à falta do cinto de segurança e posicione-se contra ou a favor da lei apresentada na questão anterior.

6) Assista aos vídeos nos seguintes links:



Atividade:

Redija um texto e selecione imagens para elaborar um painel para apresentar essa aplicação tecnológica associada ao conhecimento físico para seus colegas da escola.


Adaptado do livro: Física em Contextos: pessoal, social e histórico: movimento, força, astronomia / Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira [et al.] - 1. ed.- v. 1 - São Paulo: FTD, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails