segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os alimentos e seu conteúdo calórico


ALIMENTOS


Por que nos alimentamos?

Alguns alimentos são utilizados pelo homem como fonte de matéria e energia para poder realizar suas funções vitais, incluindo o crescimento, a movimentação, a reprodução etc. A produção de energia pelo corpo humano ocorre a partir da digestão dos alimentos, em que ocorre uma série de transformações químicas que convertem moléculas complexas em moléculas mais simples. Nas células do organismo acontecem, com estas moléculas, transformações químicas que são responsáveis pelo fornecimento da energia.


Do que são compostos os alimentos?


O corpo humano necessita continuamente de nutrientes que são obtidos através dos alimentos que consumimos no nosso dia-a-dia. Os nutrientes são compostos de proteínas (carnes de todo tipo, feijões, etc), carboidratos (arroz, milho, farinha, açúcar, etc), lipídios (óleos e gorduras), vitaminas e sais minerais.
O que produz mais energia, 50g de pão ou 50g de amendoim? A quantidade de energia produzida por um alimento em nosso organismo é conhecida por valor calórico. Quanto maior este valor, mais energia será produzida a partir do alimento. Os valores calóricos são dados em tabelas de informação nutricional e são expressos em kcal ou kJ.
Certo! Mas ainda não respondemos nossa pergunta.Dê uma olhada na tabela nutricional abaixo.



E agora? Com a tabela ficou bem mais fácil e nossa resposta é o amendoim! Mas, por que?


Como calcular o valor calórico dos alimentos?

O valor calórico dos alimentos é calculado com base nas quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras totais. As fibras alimentares e os micronutrientes – como cálcio, ferro, sódio e vitaminas – não têm valor calórico.

No processo de transformação no organismo, os carboidratos fornecem em média 4 kcal/g, as proteínas 4 kcal/g e as gorduras 9 kcal/g. Se aplicarmos estes dados ao exemplo do pão de forma teríamos os seguintes valores:


Carboidratos: 25,0 x 4 = 100 kcal 
Proteínas: 3,70 x 4 = 14,8 kcal 
Gorduras : 1,00 x 9 = 9,0 kcal 
Valor calórico = 123,8 kcal



Você sabia disso? Agora faça o mesmo cálculo para o amendoim.

Você pode tentar também fazer esse cálculo com outros alimentos.


Do que são compostos os alimentos?
O corpo humano precisa de uma variedade de nutrientes - proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais - que estão presentes nos alimentos que consumimos no nosso dia-a-dia.

Como podemos identificar as proteínas nos alimentos?
As proteínas são um dos principais constituintes dos organismos animais-pele, músculos, tendões, nervos e sangue; das enzimas, anti-corpos e hormônios como a insulina (do pâncreas), a triglobulina (da glândula tireóide) etc. As proteínas são estruturas complexas formadas por um grande número de aminoácidos que se combinam das mais diversas maneiras, através das chamadas ligações peptídicas [CO-NH-]. Quando uma proteína interage com um ácido, base ou solvente orgânico pode ocorrer uma mudança fundamental na estrutura da proteína chamada de desnaturação com perda das características originais. As proteínas dão origem ao aparecimento de uma cor violeta característica quando tratadas com uma solução diluída de sulfato de cobre em meio alcalino (figura 1).



O que são os Carboidratos?
Os carboidratos são compostos que, em geral, apresentam a fórmula empírica (CH2O) . Entre os carboidratos se incluem os amidos, a celulose e os açúcares, como a glicose, C6H12O6 e a frutose (açúcar de frutas).

Qual é a função dos carboidratos?
Os carboidratos são os nutrientes mais importantes da dieta, sendo as fontes primárias de obtenção de energia pela maioria dos organismos. Os açúcares são as formas mais simples de carboidratos, onde seus principais representantes são a glicose, a frutose e a galactose. Cadeias longas, formadas por resíduos de glicose, chamadas de polímeros, são sintetizadas pelos vegetais na forma de amido, uma útil reserva de energia.

Por que precisamos consumir lipídios?

Os lipídios são compostos que possuem uma estrutura química bem variada, caracterizados por sua baixa solubilidade em água. Uma das suas principais funções é a de ser uma reserva de energia para o nosso organismo.

As Vitaminas e os minerais
Nós não conseguimos estocar as vitaminas em nosso organismo, por isso devemos obtê-las através da nossa alimentação. A vitaminas são classificadas em dois grupos, as vitaminas hidrossolúveis (vitaminas do complexo B e a vitamina C), e as lipossolúveis (A,D, E e K).
Os íons, como o cálcio, magnésio, também chamados de nutrientes inorgânicos ou minerais, participam de inúmeros processos importantes e são responsáveis ainda, pela dureza de certas estruturas, como ossos e dentes.

As transformações químicas nos alimentos
Quando pensamos em transformação química a idéia que aparece é que esta só ocorre no laboratório, com o controle do homem. Mas, se observamos o que o ocorre na natureza, poderemos identificar muitas transformações químicas que ocorrem sem a interferência humana como, por exemplo, o amadurecimento das frutas.
A banana possui uma reserva de energia que é o amido, depois de colhido o cacho de bananas, esse amido não é mais utilizado, e fica acumulado. Conforme há o amadurecimento da fruta, o amido é convertido, através de uma transformação química, em açúcares, como a glicose, a frutose e a sacarose.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails