quinta-feira, 25 de março de 2010

Alinhamento Sol-Lua-Terra em 2010 (Eclipse Solar)


ECLIPSE SOLAR

Um Eclipse Solar assim chamado, é um raríssimo fenômeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta o cone de sombra risca a superfície do nosso Planeta.


Eclipse solar total em 1999

Tipos de eclipses

Esquema comparativo do eclipse anular e do total
Há quatro tipos de eclipses solares:
  • eclipse solar parcial: somente uma parte do sol é ocultada pelo disco lunar.
  • eclipse solar total: toda a luminosidade do Sol é escondida pela Lua.
  • eclipse anulareclipse anelar ou eclipse em anel: um anel da luminisodade solar pode ser vista ao redor da lua, o que é provocado pelo fato do vértice do cone de sombra da Lua não estar atingindo a superfície da Terra, o que pode acontecer se a Lua estiver próxima de seu apogeu. Isso é similar à ocorrência do eclipse penumbral da lua.
  • eclipse híbrido, quando a curvatura da Terra faz com que o eclipse seja observado como anular em alguns locais e total em outros. O eclipse total é visto nos pontos da superfície terrestre que estão ao longo do caminho do eclipse e estão fisicamente mais próximos à Lua, e podem, assim, serem atingidos pela umbra; outros locais, menos próximos da Lua devido à curvatura da Terra, caem na penumbra da lua, e enxergam um eclipse anular.
Eclipses solares podem ocorrer apenas durante a fase de Lua nova, por ser o período em que a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol

Eclipse solar em 15/01/2010
Duração do Máximo= 11min 04Seg
Instante do máximo do eclipse: 04h10min
Eclipse é anular
Eclipse é visível no hemisfério norte


Eclipse solar em 11/07/2010
Duração do Máximo= 05min 24seg
Instante do máximo do eclipse: 16h30min
Eclipse é total.
Eclipse é visível especialmente no hemisfério sul.
No Brasil, sua etapa final é visível somente do extremo sul do país na ocasião do pôr do Sol; como eclipse parcial com 20% de parcialidade apenas

FONTE

Um comentário:

  1. RARÍSSIMO E VAI ACONTECER AMANHA AS 2011 DIA 13 de novembro de 2012 NÃO PERCA!!!

    ResponderExcluir

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails