Demorou, mas saiu!
As pérolas do ENEM 2009
O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades. Lá vão:
1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)
2) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (boa)
3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta." (tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)
4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (e na velocidade 5!)
5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)
6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo é a lei)
7) "Espero que o desmatamento seja instinto." (selvagem)
8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)
9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (também fiquei emocionado com essa)
10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)
11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas." (esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)
12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." (amém)
13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza." (e as renováveis?)
14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica." (deve ser culpa da morte ecológica)
15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável." (ignorem, por favor)
16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)
17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia." (o quê?)
18) "Paremos e reflitemos." (beleza)
19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas." (onde está o Guarda Belo nessas horas?)
20) "Retirada claudestina de árvores." (caráulio)
21) "Temos que criar leis legais contra isso." (bacana)
22) "A camada de ozonel." (Chris O'Zonnell?)
23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor." (a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores)
24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração." (para fabricar o papel que ele fica escrevendo asneiras)
25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável."(campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça")
26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação." (NÃO!)
27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (gênio da matemática)
28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes." (red bull neles - dizem as árvores)
29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório" (ótima)
30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando." (subindo!)
31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização)
32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem." (gzus)
33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (imaginem as que foram votadas no banheiro deles)
34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia." (oh god)
35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?" (dicionários....lacrados?!)
Olá.
ResponderExcluirSou professor de Física de uma escola pública de Piracicaba/SP, e estou agora seguindo este seu excelente blog.
Normalmente corrijo provas em que os alunos, nas soluções, usam mais matemática, e nesta área, com raras exceções, a coisa também está feia. Neste ano, no entanto, para ajudar na nota, no final do 3º bimestre, resolvi dar uma prova que achava que seria bem fácil para eles, em que deveriam responder a algumas perguntas sem contas, apenas utilizando-se de textos, pesquisando uma apostilinha do GREF (você talvez já deva conhecer) que eu tenho na escola, sobre as Leis de Newton. Ao corrigi-las, fiquei então imaginando como devem sofrer meus colegas professores das áreas de humanas, como história, geografia, e as de português, que são obrigadas a corrigir redações de alunos que poderíamos classificar como analfabetos funcionais.
Infelizmente, colega, aqui em São Paulo, já há alguns anos, o governo tem adotado, no Ensino Fundamental, um sistema que é uma verdadeira bomba relógio, que chamam de Progressão Continuada, mas que ficou mais conhecido como Aprovação Automática. Desta forma, está cada vez mais difícil ensinar qualquer matéria no Ensino Médio. No meu caso de Física, a coisa é ainda mais complicada, pois preciso que eles interpretem uma questão pela leitura do enunciado, e também resolvam com os conhecimentos de matemática que adquiriram (?) nas séries anteriores. É tarefa árdua. Não raras vezes me pego ensinando matemática básica, tipo, dividir 72 por 3,6. Lamentável. Outro dia uma aluna me “corrigiu”, dizendo que eu havia escrito errado na lousa. Para ela, a palavra, dista, não teria sentido, mas ela conhecia a palavra distância. Fui obrigado a informá-la de que se tratava do verbo distar, e conjuguei: Eu disto, tu distas, ele dista, nós distamos, vós distais, eles distam.
Achei muito engraçado estas pérolas do ENEM. Elas só surpreendem quem não acompanha o dia-a-dia da realidade das escolas públicas no Brasil.
Ah, se puder, dá uma “passadinha” no meu blog, pra dizer o que acha: raiosinfravermelhos.blogspot.com
Abraço.
Obrigado pelos elogios. A nossa realidade aqui no Paraná não é muito diferente. Não temos aprovação automática, mas temos os conselhos de classe, bom aí vc já sabe é um "puro paternalismo" ou seria maternalismo...rsrsrs...pois mais de 90% são professoras...Muito bom o seu blog, já faz parte de meu cotidiano...um abraço.
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