sexta-feira, 22 de abril de 2011

Como funciona o Raio X


Raios X


Na medicina

Os raios X são utilizados principalmente em exames, de forma mais comum em casos de fraturas. A tomografia computadorizada é um tipo de exame que também utiliza raios X e permite um exame mais detalhado dos órgão internos.

Tomografia computadorizada

Imagem representativa da realização de tomografia.

Assista ao vídeo

Fonte do vídeo: YouTube

Para obter mais recursos sobre o tema abordado acesse a TV Multimídia:
Imagens: imagem 01, imagem 02, imagem 03, imagem 04.

Na indústria

Os raios X também são utilizados no controle de qualidade para detectar falhas em peças, especialmente as metálicas. Essa técnica é chamada radiolocalização.

Como funcionam os raios X

Assim como muitas das grandes descobertas do ser humano, a tecnologia dos raios X foi inventada completamente por acidente. Em 1895, um físico alemão chamado Wilhelm Roentgen fez essa descoberta enquanto fazia uma experiência com feixes de elétrons em um tubo de descarga de gás. Roentgen percebeu que uma tela fluorescente (em inglês) em seu laboratório começava a brilhar quando o feixe de elétrons era ligado. Somente essa reação não era tão surpreendente: material fluorescente normalmente brilha ao reagir com radiação eletromagnética; mas o tubo de Roentgen estava rodeado com papelão grosso e preto. Roentgen supôs que isso bloquearia a maior parte da radiação.

Roentgen colocou vários objetos entre o tubo e a tela e ela ainda brilhava. Finalmente, ele colocou sua mão na frente do tubo e viu a silhueta de seus ossos projetada na tela fluorescente. Assim ele acabava de descobrir os raios X e uma de suas aplicações mais importantes.

A extraordinária descoberta de Roentgen possibilitou um dos maiores avanços na história humana. A tecnologia dos raios X permite que os médicos vejam através dos tecidos humanos e examinem, com extrema facilidade, ossos quebrados, cavidades e objetos que foram engolidos. Procedimentos com raios X modificados podem ser usados para examinar tecidos mais moles, como os pulmões, os vasos sanguíneos ou os intestinos.

Neste artigo, descobriremos como as máquinas de raios X conseguem fazer este truque incrível. Como veremos, o processo básico é na verdade muito simples.
Leia mais...

Este conteúdo foi acessado em 06/01/2011 do sítio: HowStuffWorks - Como Tudo Funciona
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.

 
 FONTE:  http://www.fisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=94

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails