Prática Pedagógica - Tv Multimídia
Física
Justificativa:
Durante muitos anos com o desenvolvimento do conteúdo Leis de Newton, tive a certeza que os alunos prendiam-se apenas na questão matemática F=ma, e não assimilam os conceitos das Leis, talvez, pela própria forma com que eu abordava o conteúdo, somente com aulas expositivas e exercícios de cálculo.
Hoje com a presença da tecnologia, faz-se necessário o uso das várias formas de mídias presentes na escola, como instrumentos de apoio pedagógico, neste caso a TV multimídia, para o desenvolvimento dos conteúdos e fixação dos conceitos físicos.
Os nossos alunos, principalmente de 1.º ano do Ensino Médio, não apresentam concentração suficiente para ficarmos desenvolvendo e fixando conceitos somente através de aulas expositivas. Por mais simples que seja o material a ser apresentado na TV multimídia, ele consegue prender atenção da maioria dos alunos, principalmente se for vídeos de curta duração. Hoje vejo que a TV multimidia é uma realidade, pois tem mostrado-se eficiente como instrumento de apoio pedagógico.
Os nossos alunos, principalmente de 1.º ano do Ensino Médio, não apresentam concentração suficiente para ficarmos desenvolvendo e fixando conceitos somente através de aulas expositivas. Por mais simples que seja o material a ser apresentado na TV multimídia, ele consegue prender atenção da maioria dos alunos, principalmente se for vídeos de curta duração. Hoje vejo que a TV multimidia é uma realidade, pois tem mostrado-se eficiente como instrumento de apoio pedagógico.
Metodologia:
A proposta para o desenvolvimento do conteúdo é de 06 h/a.
1.ª aula: Levar os alunos ao laboratório de informática, para pesquisa sobre Newton e suas Leis.
2.ª aula: aula expositiva com apresentação dos slides e vídeos.
3.ª aula: Leitura e discussão sobre as atividades do livro didático público – Capítulo 2 – Descrição clássica dos movimentos: Inércia e Momentum
4.ª e 5.ª aulas: resolução de exercícios do livro didático adotado pela escola: Física, - ciência e tecnologia.
6.ª aula: trabalho com atividades avaliadas, contendo 05 questões de múltipla escolha e cinco com questões abertas.
Referências:
Física / vários autores – Curitiba: SEED-PR – p. 232
Penteado, Paulo Cesar M. - Física – ciência e tecnologia / Paulo Cesar M. Penteado, Carlos Magno A. Torres. – São Paulo: Moderna, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário