sábado, 23 de abril de 2011

Momentum e Inércia (Leis de Newton) - prática pedagógica tv multimídia


Prática Pedagógica - Tv Multimídia   

Física

Leis de Newton                               download da aula


Justificativa:

Durante muitos anos com o desenvolvimento do conteúdo Leis de Newton, tive a certeza que os alunos prendiam-se apenas na questão matemática F=ma, e não assimilam os conceitos das Leis, talvez, pela própria forma com que eu abordava o conteúdo, somente  com aulas expositivas e exercícios de cálculo.

Hoje com a presença da tecnologia, faz-se necessário o uso das várias formas de mídias presentes na escola, como instrumentos de apoio pedagógico, neste caso a TV multimídia, para o desenvolvimento dos conteúdos e fixação dos conceitos físicos.

Os nossos alunos, principalmente de 1.º ano do Ensino Médio, não apresentam concentração suficiente para ficarmos desenvolvendo e fixando conceitos somente através de aulas expositivas. Por mais simples que seja o material a ser  apresentado na TV multimídia, ele consegue prender atenção da maioria dos alunos, principalmente se for vídeos de curta duração. Hoje vejo que a TV multimidia é uma realidade, pois tem mostrado-se eficiente como instrumento de apoio pedagógico.

Metodologia:

A proposta  para o desenvolvimento do conteúdo é de 06 h/a.

1.ª aula: Levar os alunos ao laboratório de informática, para pesquisa sobre Newton e suas Leis.

2.ª aula: aula expositiva com apresentação dos slides e vídeos.

3.ª aula: Leitura e discussão sobre as atividades do livro didático público – Capítulo 2 – Descrição clássica dos movimentos: Inércia e Momentum

 4.ª e 5.ª aulas: resolução de exercícios do livro didático adotado pela escola: Física, - ciência e tecnologia.

6.ª aula: trabalho com atividades avaliadas, contendo 05 questões de múltipla escolha e cinco com questões abertas.

Referências:

Física / vários autores – Curitiba: SEED-PR – p. 232

Penteado, Paulo Cesar M.  - Física – ciência e tecnologia / Paulo Cesar M. Penteado, Carlos Magno A. Torres.  – São Paulo: Moderna, 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails