sexta-feira, 1 de abril de 2011

Concurso de fotos e vídeos de raios

Dias de trovão
Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe lança concurso de fotos e vídeos de raios. Autor de melhor imagem ganhará uma viagem para o Rio de Janeiro (Elat

Dias de trovão

31/3/2011
Agência FAPESP – Apesar de o Brasil ser campeão mundial em incidência de raios, registrando cerca de 60 milhões de descargas elétricas por ano, ainda há poucas imagens registradas do fenômeno no país.
Para incentivar a documentação do fenômeno, que é diferente em cada região, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), lançou o concurso “Momento único – a melhor foto e vídeo de raios no Brasil”.

Voltado para fotógrafos e cinegrafistas amadores e profissionais, o concurso premiará o autor do melhor vídeo e foto com uma viagem para o Rio de Janeiro para participar da solenidade de abertura da 14ª Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (Icae 2011).

O evento, que é a maior conferência mundial sobre o tema desde 1954, será realizado pela primeira vez no hemisfério Sul, de 7 a 12 de agosto.
O banco de imagens do concurso será utilizado para compor cenas do filme Fragmentos de paixão – que raio de história, que está sendo realizado pelo Elat e abordará os raios no contexto da história, cultura e ciência brasileira.
As gravações do filme, que será lançado em fevereiro de 2012, começarão em agosto. A equipe de filmagem deverá viajar por cidades em todas as regiões do Brasil.

De acordo com o coordenador do Elat, Osmar Pinto Júnior, as primeiras fotografias de relâmpagos foram registradas em meados de 1880. E, após mais de um século, registrar o fenômeno continua sendo uma tarefa difícil. “O fato de nunca saber onde o raio vai acontecer dificulta a captura de imagem”, disse.

Uma das dicas dadas pelo pesquisador para fotografar uma descarga elétrica é tentar controlar o tempo de exposição, que para uma boa foto é em torno de 30 segundos, dependendo de fatores como iluminação.

“Um erro comum cometido durante a captura de imagens de raios é mover a câmera para diversas direções. A melhor forma de se registrar o fenômeno é focar na tempestade e em apenas uma direção”, sugeriu Pinto Júnior, que já fotografou diversos raios.

Os interessados em participar do concurso podem acessar o regulamento em www.inpe.br/webelat/homepage. As inscrições serão encerradas em 30 de junho.
Mais informações: elat@inpe.br ou (12) 3208-6824

Um comentário:

  1. Olá amigo. Como está a correria depois do início das aulas?
    Estava até pensando em escrever no meu blog sobre os raios, e esta coisa de nosso país ser campeão mundial de ocorrências de descargas elétricas.
    Terça-feira passada um vendedor de sorvetes foi atingido aqui em Piracicaba e veio a falecer. O erro dele foi procurar abrigo embaixo de algumas árvores. Acho que não custa a gente escrever bastante sobre isso e educar nossos alunos para que não cometam erros semelhantes.
    Existem algumas medidas simples que, se tomadas podem salvar muitas vidas. Por uma coincidência, após uma sugestão do Jornal de Piracicaba, na matéria sobre o raio que atingiu o pobre sorveteiro, acabei chegando ao site do Elat. É show de bola. Tem muita informação interessante lá que me ajudaria a pesquisar para escrever um post legal sobre isso, mas ando meio preguiçoso. Este concurso de fotografia que eles fazem, é uma forma interessante de chamar a atenção para o grave problema dos raios aqui no nosso país.
    Parabéns pela replicação da notícia aqui no seu blog.
    Abraço

    ResponderExcluir

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails